POTENCIALIDADE DO TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO PROGRAMA PICMEL/FAPERGS/CAPES NO TRABALHO COM PLANTAS MEDICINAIS

Autores

  • Mônica Jachetti Maciel
  • Claudete Rempel Centro Universitário Univates
  • Fabiana Heming Petry
  • Juciano Salvini
  • Douglas Pessi

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i3a2016.1151

Palavras-chave:

BICs Jr.. Sustentabilidade. Ervas Medicinais.

Resumo

A iniciação científica é importante no processo de formação da vida escolar do estudante e no desenvolvimento da pesquisa e práticas de campo proporcionam o contato direto com o tema de estudo. Este artigo busca demonstrar a potencialidade do trabalho de iniciação científica júnior (BIC Jr.) de três alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Lajeado/RS inseridos no Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias Criativas e Letras (PICMEL). Os BIC Jr. realizaram levantamento do cultivo e uso de plantas medicinais em 14 propriedades rurais produtoras de leite do Vale do Taquari/RS. Os resultados demonstram que 27 espécies de plantas medicinais são cultivadas nas propriedades, sendo que a família Asteraceae é a que apresenta o maior número de espécies (seis). O trabalho desenvolvido pelos estudantes pode torná-los líderes em suas escolas e propositores de diversas atividades como o plantio de canteiros de chás e ministrando palestras sobre as plantas estudadas.

Biografia do Autor

Mônica Jachetti Maciel

Doutora em Medicina Veterinária. Docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis.

Claudete Rempel, Centro Universitário Univates

Doutora em Ecologia. Docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e em Sistemas Ambientais Sustentáveis.

Fabiana Heming Petry

Bióloga. Professora Municipal.

Juciano Salvini

Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, do Centro Universitário UNIVATES.

Douglas Pessi

Engenheiro Ambiental.

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Publicado

30-10-2016

Como Citar

MACIEL, Mônica Jachetti; REMPEL, Claudete; PETRY, Fabiana Heming; SALVINI, Juciano; PESSI, Douglas. POTENCIALIDADE DO TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO PROGRAMA PICMEL/FAPERGS/CAPES NO TRABALHO COM PLANTAS MEDICINAIS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 3, 2016. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v8i3a2016.1151. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1151. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde