PRODUÇÃO MAIS LIMPA NA INDÚSTRIA TÊXTIL: ALTERNATIVAS PARA MINIMIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE ÁGUA NO PROCESSO DE TINGIMENTO E ACABAMENTO

Autores

  • Liane Maria Zagonel Centro Universitário UNIVATES
  • Glauco Schultz

Palavras-chave:

Produção mais limpa. Gestão ambiental. Indústria têxtil.

Resumo

O presente artigo apresenta as modificações necessárias para a minimização da quantidade de água no processo de tingimento e acabamento têxtil na empresa Lajestre Indústria Têxtil Ltda., localizada em Estrela/RS. O referencial teórico utilizado diz respeito à sustentabilidade nas organizações relacionadas às abordagens do Desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental, Produção Mais Limpa e Balanço de Massa. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, e informações quantitativas sobre os processos da empresa, levantadas em documentos, pesquisa de campo, entrevistas e observações. Identificaram-se duas alternativas para minimizar a quantidade de água utilizada no processo de tingimento e acabamento: a redução de três operações das etapas do processo de tingimento e a reutilização de parte do efluente gerado no processo. As sugestões de melhorias, caso implantadas, podem resultar na redução da utilização de 13.710.250 litros de água por ano na empresa.

Downloads

Publicado

06-03-2009

Como Citar

ZAGONEL, Liane Maria; SCHULTZ, Glauco. PRODUÇÃO MAIS LIMPA NA INDÚSTRIA TÊXTIL: ALTERNATIVAS PARA MINIMIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE ÁGUA NO PROCESSO DE TINGIMENTO E ACABAMENTO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/12. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional