PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE RECIFE-PE

Autores

  • Dayane Maiara Monteiro da Silva
  • Cláudia Mota dos Santos
  • Marcella de Arruda Moreira

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i3a2016.1204

Palavras-chave:

Antropometria, Estado nutricional, Adultos, Idosos.

Resumo

Introdução: Conhecer o estado nutricional de pacientes hospitalizados possibilita uma intervenção adequada para o seu tratamento. Objetivo: Verificar o estado nutricional dos pacientes hospitalizados em um hospital público. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, transversal, realizado na clínica médica do Hospital Barão de Lucena. Foi realizado com 25 pacientes, de ambos os sexos, com idades a partir dos 20 anos, que se encontravam internados de março a abril de 2015. Resultados: Os pacientes foram avaliados antropometricamente e os resultados, de acordo com o IMC, demonstram a prevalência de excesso de peso em 50% das mulheres adultas e 100% das mulheres idosas. Conclusão: O estudo mostrou redução na prevalência de desnutrição e aumento nos casos de excesso de peso, o que pode sugerir a ocorrência da transição nutricional em pacientes hospitalizados.

Biografia do Autor

Dayane Maiara Monteiro da Silva

Nutricionista, formada pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), pós- graduanda em Nutrição Clínica.

Cláudia Mota dos Santos

Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Nutricionista do Hospital Barão de Lucena (HBL), Recife/PE.

Marcella de Arruda Moreira

Doutora em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Docente do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Recife/PE.

Downloads

Publicado

30-10-2016

Como Citar

MONTEIRO DA SILVA, Dayane Maiara; MOTA DOS SANTOS, Cláudia; MOREIRA, Marcella de Arruda. PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE RECIFE-PE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 3, 2016. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v8i3a2016.1204. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1204. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde