ESTILO DE LIDERANÇA: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE UMA ORGANIZAÇÃO DO RAMO DE SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • Jóice Francine Schneider
  • Alvaro Gustavo Wagner Junqueira

Palavras-chave:

Liderança. Estilo de liderança. Comportamento organizacional.

Resumo

A liderança pode representar um forte apelo aos profissionais das organizações, tanto aos que dirigem quanto aqueles que são dirigidos. De certa forma, está relacionada a um tipo de atração com alto grau de complexidade que certos indivíduos exercem sobre outros. O presente artigo foi elaborado a partir de pesquisa realizada, no segundo semestre de 2009, em uma organização do ramo de serviço social, localizada no município de Lajeado, Vale do Taquari, RS. Apresenta como objetivo geral identificar o estilo de liderança dos profissionais que ocupam cargos formais de chefia. Entre os objetivos específicos estão identificar aspectos relevantes do comportamento centralizador ou descentralizador de um líder e identificar as principais características do líder e dos seus seguidores na percepção dos profissionais estudados. Para tanto, o conceito de liderança foi estudado em uma perspectiva que leva em conta a gestão de pessoas e as teorias que abordam os aspectos de liderança ligados ao trabalho, bem como as teorias relacionadas ao planejamento organizacional. Os sujeitos desta pesquisa foram todos os profissionais que atuam na referida organização. O método utilizado no estudo apresenta caráter predominantemente descritivo e exploratório e a análise dos dados quantitativa. Considera-se que o estilo de liderança dos profissionais que ocupam cargos formais de chefia, na percepção dos respondentes, é voltado para as tarefas e democrático. Também, verificou-se que entre os aspectos citados, considerados no comportamento de um líder, estão aqueles voltados à liderança centralizadora. Quanto às características percebidas em um líder citaram: a motivação, a habilidade, a sociabilidade, a experiência e a confiança nos outros. Propõe-se que os resultados do estudo sirvam para o desenvolvimento de estratégias de recursos humanos alinhadas aos objetivos da organização e contribuam para o desenvolvimento de um ambiente produtivo que valorize as pessoas como agentes de mudanças.

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Publicado

18-04-2012

Como Citar

SCHNEIDER, Jóice Francine; JUNQUEIRA, Alvaro Gustavo Wagner. ESTILO DE LIDERANÇA: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE UMA ORGANIZAÇÃO DO RAMO DE SERVIÇO SOCIAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 4, n. 1, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/136. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional