UM ORGANIZADOR PRÉVIO PARA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA

Autores

  • Cassiano Scott Puhl Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Cristiana Monique Feltes

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1396

Palavras-chave:

Área de figuras planas, Ensino Médio, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este artigo apresenta uma unidade didática que se desenvolveu em forma de um organizador prévio, para a compreensão dos conceitos gerais sobre Geometria Plana, este que é um subsunçor para a aprendizagem da Geometria Espacial. Esse organizador prévio tem o objetivo de construir os subsunçores necessários, para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa por meio de manipulações e interações com colegas e com o professor, para a dedução das fórmulas de área de figuras planas. A unidade didática foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, da rede pública do Rio Grande do Sul, em que se observou a falta de subsunçores dos estudantes sobre Geometria Plana, sem este conhecimento, possivelmente, os estudantes podem apresentar dificuldades na compreensão dos conceitos da Geometria Espacial, ou de desenvolver uma aprendizagem mecânica. Desse modo, planejou-se um organizador prévio para que os estudantes sejam ativos no processo da construção de esquemas mentais sobre os conceitos gerais sobre Geometria Plana. A teoria de David Ausubel, de aprendizagem significativa, fundamentou o planejamento da unidade didática, que propõe também considerar o estudante como sujeito ativo nas atividades. Os dados coletados mostram indícios de que o organizador prévio foi eficaz, que os estudantes compreenderam os conceitos gerais sobre Geometria Plana e utilizaram esses conhecimentos em situações mais complexas do que proposto inicialmente.

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Publicado

28-12-2017

Como Citar

SCOTT PUHL, Cassiano; FELTES, Cristiana Monique. UM ORGANIZADOR PRÉVIO PARA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 4, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1396. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1396. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas