POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE SURDOS

Autores

  • Leandro Francisco Alves UNOPAR e UNIC
  • Marcelo Franco Leão IFMT e UFRGS
  • Francisca Melo Agapito UNIVATES e UFMA

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i2a2017.1399

Palavras-chave:

Responsabilidade, Direito, Respeito

Resumo

Em nosso país muitas leis são criadas, porém poucas delas realmente são efetivadas, quase sempre por não atender de fato às necessidades reais da sociedade. A escola é um local onde todos cabem ou ao menos deveriam caber. Um aspecto abordado nesse estudo está relacionado ao atendimento às pessoas surdas nas escolas. É preciso considerar que os surdos, por grande parte da sociedade, não são vistos por suas potencialidades, mas pelas limitações impostas por sua condição. Dessa maneira, são enxergados apenas como pessoas deficientes e, portanto, incapazes, o que além de triste é inadmissível na contemporaneidade. Este estudo teve como objetivo provocar reflexão dos assistentes sociais sobre sua função social e aprofundar o conhecimento sobre os fundamentos das políticas públicas para inclusão de surdos. Trata-se de uma pesquisa básica, de cunho teórico, cuja abordagem é qualitativa. Sua realização ocorreu em 2014, o intuito da investigação foi descrever e explorar os aportes teóricos e a legislação vigente no país sobre a temática. No estudo é apresentada uma retrospectiva das políticas sociais brasileiras, algumas reflexões sobre a inclusão social do surdo, bem como as políticas públicas existentes no país em prol dessa inclusão e por fim é discutido sobre o papel do Assistente Social nessa situação. Espera-se que a compreensão das políticas públicas existentes para a inclusão dos surdos possa contribuir para a compreensão da importância desse atendimento, e de mais qualidade nos serviços que lhe são oferecidos.

Biografia do Autor

Leandro Francisco Alves, UNOPAR e UNIC

Graduado em Serviço Social (UNOPAR). Graduação em Pedagogia (FACIBRA). Graduação em História (FPA). Pós-graduado em LIBRAS e em em Psicopedagogia com ênfase em Educação Inclusiva (FACIBRA). Professor da Universidade de Cuiabá (UNIC) Campus Tangará da Serra/MT.

Marcelo Franco Leão, IFMT e UFRGS

Graduado em Química (UNISC) e em Física (UNEMAT). Pós-graduado em Orientação Educacional (Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira (UFMT).Mestre em Ensino (UNIVATES). Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS). Professor do IFMT Campus Confresa.

Francisca Melo Agapito, UNIVATES e UFMA

Graduada em Pedagogia (UDESC). Pós-graduada em em LIBRAS (FAPAF) e em Metodologia do Ensino Superior (UEMA). Mestra e doutoranda em Esnino (UNIVATES). Professora da UFMA.

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

ALVES, Leandro Francisco; LEÃO, Marcelo Franco; AGAPITO, Francisca Melo. POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE SURDOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i2a2017.1399. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1399. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais