AVALIAÇÃO DO COMPROMETIMENTO SENSÓRIO MOTOR DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE) ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVATES

Autores

  • Márcia Maria Cappelari UNIVATES
  • Magali Grave

Palavras-chave:

Acidente Vascular Encefálico. Fisioterapia. Fugl – Meyer.

Resumo

O presente estudo, classificado como transversal, descritivo e quantitativo teve como objetivo avaliar o comprometimento sensório motor de pacientes pós AVE, que estavam em atendimento na Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIVATES. Participaram nove pacientes, sendo sete do sexo masculino e dois do sexo feminino, com idades entre 27 e 84 anos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o protocolo Fugl – Meyer, método que quantifica a mobilidade passiva de diferentes segmentos corporais e presença de dor na mesma, sensibilidade, desempenho motor de membros inferiores e superiores e equilíbrio. Constatou-se que o protocolo de Fugl – Meyer é um instrumento de fácil e rápida aplicação e todos os voluntários apresentaram comprometimento sensório motor, (com exceção do paciente E, que não apresentou alteração da sensibilidade), levando a limitações das capacidades funcionais.

Downloads

Publicado

05-09-2012

Como Citar

CAPPELARI, Márcia Maria; GRAVE, Magali. AVALIAÇÃO DO COMPROMETIMENTO SENSÓRIO MOTOR DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE) ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVATES. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, RS, v. 4, n. 3, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/150. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde