INCIDÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS EM CRIANÇAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Makely Anny Fachini Delazeri
  • Gabriela kniphoff da Silva Lawisch

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i3a2017.1508

Palavras-chave:

Parasitoses. População infantil. Instituto de ensino municipal. EPF.

Resumo

As enteroparasitoses ainda são consideradas um grave problema de saúde pública mundial, principalmente em países em desenvolvimento, em consequência dos altos índices de morbidade e mortalidade. A transmissão de parasitas intestinais está relacionada a insuficientes hábitos de higiene e saneamento básico, além de contato direto entre indivíduos contaminados, favorecido por locais fechados. A população infantil é mais suscetível às infecções parasitárias, uma vez que apresentam imunidade imatura e pouco conhecimento sobre os hábitos de higiene. Considerando a importância das infecções por parasitos intestinais na pediatria, o objetivo do trabalho consistiu em verificar a incidência de enteroparasitos intestinais em crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de um município do interior do Rio Grande do Sul. No referido estudo, foram analisadas 55 amostras fecais, submetidas ao método de Hoffman, Pons e Janer, em abril de 2017. Para cada criança realizou-se apenas uma coleta. Neste cenário, entre todas as amostras analisadas, apenas três (5,5%) apresentaram positividade para Giardia lamblia. Conclui-se que a baixa incidência de parasitos intestinais está relacionada com adequadas práticas de higiene e tratamento da água, evidenciando boas situações econômica, social, cultural e ambiental do meio escolar, familiar e comunitário.

Downloads

Publicado

04-11-2017

Como Citar

DELAZERI, Makely Anny Fachini; LAWISCH, Gabriela kniphoff da Silva. INCIDÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS EM CRIANÇAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 3, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i3a2017.1508. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1508. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde