ENSINAR QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Vanessa Sales da Silva Coelho Instituto Federal de Mato Grosso
  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1651

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Identidade profissional, Ensino de química.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante a realização do estágio supervisionado requerido pelo Curso do Ciências da Natureza com Habilitação em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa, em Mato Grosso. Trata-se de um relato de experiência cuja abordagem é qualitativa. Sua realização ocorreu durante os meses de junho, julho e agosto de 2016 em turmas do 1º e 2º anos do Ensino Médio Técnico dos cursos de Agroindústria e Agropecuária do IFMT Campus Confresa. O estudo permitiu realizar reflexões sobre as estratégias de ensino que favorecem a construção de aprendizagem significativa, sobre a educação profissional no Brasil. Além da descrição da instituição de ensino e das atividades docentes realizadas, o estudo possibilitou compreender as contribuições que o estágio supervisionado proporcionam para a construção da identidade profissional.

Biografia do Autor

Vanessa Sales da Silva Coelho, Instituto Federal de Mato Grosso

Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa.

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Mato Grosso

Graduado em Química pela UNISC e em Licenciatura em Física pela UNEMAT. Pós-graduado em Orientação Educacional (Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira (UFMT). Mestre em Ensino pela UNIVATES. Doutorando em Educação em Ciências pela UFRGS. Professor do IFMT Campus Confresa.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

COELHO, Vanessa Sales da Silva; LEÃO, Marcelo Franco. ENSINAR QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 4, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1651. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1651. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas