OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Thales Igor Ebert Univates
  • Bruno Locatelli Univates
  • Eduardo Caron Univates
  • Heryk Gasparini Univates
  • Andréia Spessatto De Maman Univates
  • Sônia Elisa Marchi Gonzatti Univates
  • Marcelo de Gomensoro Malheiros Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1657

Palavras-chave:

Objeto de Aprendizagem, Física, Linguagem de programação, Simulação

Resumo

Este trabalho relata uma experiência pedagógica desenvolvida no âmbito do ensino superior, em uma disciplina de Física que integra o currículo dos cursos de Engenharia de Software e de Computação. Os estudantes foram desafiados a desenvolverem simulações computacionais, utilizando linguagens de programação com as quais já tivessem alguma familiaridade e que envolvessem alguns fenômenos físicos abordados na disciplina. A atividade foi concebida e orientada por duas professoras de física e por um professor da área de engenharia da computação. Neste artigo, são apresentados dois objetos de aprendizagem desenvolvidos por um grupo de estudantes dos cursos de Engenharia de Software e Engenharia da Computação da UNIVATES. Um deles explora o lançamento oblíquo e o outro, as condições de flutuação de corpos em certos fluidos. As principais linguagens de programação utilizadas foram PHP: (Hypertext Preprocessor), JS (JavaScript), C/C++ e plataforma Scratch. Quanto aos principais conceitos físicos explorados, foi necessário revisar as componentes horizontal e vertical de um movimento bidimensional, relacionando-os ao princípio da independência dos movimentos; como determinar o tempo total de voo do projétil e o seu alcance. Para o segundo objeto, o conceito-chave explorado com a simulação é a relação entre densidade média de um corpo e a do fluido no qual está submerso.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

EBERT, Thales Igor; LOCATELLI, Bruno; CARON, Eduardo; GASPARINI, Heryk; SPESSATTO DE MAMAN, Andréia; MARCHI GONZATTI, Sônia Elisa; MALHEIROS, Marcelo de Gomensoro. OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O ENSINO DE FÍSICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 4, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1657. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1657. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas