INTEGRAÇÃO DE DIFERENTES FERRAMENTAS PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ELETROMAGNÉTICO EM MATERIAIS MACIOS SINTERIZADOS APLICADOS EM MÁQUINAS ELÉTRICAS

Autores

  • Mateus Vorpagel Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Ederson Pereira Madruga
  • Jaime Back
  • Lírio Schaeffer

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1666

Palavras-chave:

Máquinas elétricas, Materiais magnéticos, Curva de histerese, Instrumentação virtual.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a integração de diferentes ferramentas para o estudo do comportamento eletromagnético em materiais macios sinterizados, que são aplicados em máquinas elétricas, como motores e transformadores. Através da utilização do software LabVIEW, desenvolveu-se um aplicativo de instrumentação virtual capaz de analisar as curvas de histerese de diferentes materiais eletromagnéticos, como núcleos de transformadores sinterizados. Para desenvolvimento deste projeto utilizou-se uma placa modelo PCIe-6341 em conjunto com um módulo de entradas e saídas SCB-68, do fabricante da National Instruments. Para complementar, realizaram-se simulações destes materiais nos softwares FEMM 4.2 e PSIM 9.0, para determinação dos campos magnéticos e levantamento das curvas de histerese e posterior validação da proposta. Como resultados, foram comparadas as curvas de histerese e os valores de campo magnético e densidade de fluxo magnético do material testado pelo aplicativo desenvolvido no LabVIEW, com um traçador de curvas de histerese comercial modelo TLMP-FLX-D fabricado pela GLOBALMAG.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

VORPAGEL, Mateus; MADRUGA, Ederson Pereira; BACK, Jaime; SCHAEFFER, Lírio. INTEGRAÇÃO DE DIFERENTES FERRAMENTAS PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ELETROMAGNÉTICO EM MATERIAIS MACIOS SINTERIZADOS APLICADOS EM MÁQUINAS ELÉTRICAS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 4, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1666. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1666. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas