METODOLOGIA ATIVA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROBLEMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Angela Maria Junqueira Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Maria Claudete Schorr Wildner UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1667

Resumo

A Educação Profissional tem sido cada vez mais difundida no país, pois se tornou uma necessidade socioeconômica, baseada em metodologias de aprendizagem voltadas para a construção de competências e habilidades profissionais. Este trabalho tem como objetivo despertar a autonomia dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, na busca de maior conhecimento em relação a determinados assuntos, como também possibilitar a percepção que estão em um curso onde se formam técnicos que podem atuar em diferentes segmentos do mercado de trabalho, no qual serão inseridos futuramente. Para tanto, utilizou-se a produção de artigos pelos alunos da disciplina Gerenciamento Ambiental e Sistemas da Qualidade, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como recurso didático de metodologia ativa baseada em aprendizagem por meio de problematização e ao mesmo tempo, apresentando a interdisciplinaridade dos saberes entre as disciplinas de um Curso Técnico em Química de uma Instituição de Ensino do Vale do Taquari, RS. Os resultados constituíram a terceira nota do semestre que incluiu avaliação do professor, autoavaliação dos alunos e dos colegas. Após a análise, conclui-se que a construção de um artigo como recurso didático para metodologia ativa de aprendizagem por meio de problematização promoveu aos alunos maior autonomia na busca de mais conhecimento sobre determinados assuntos, construídos através da interdisciplinaridade dos saberes de outras disciplinas do curso. Além disso, possibilitou despertar nos alunos a percepção de que estão inseridos num curso de Educação Profissional que lhes abrirá caminhos em diversas frentes e áreas do mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Angela Maria Junqueira, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Professora de Cursos Tecnicos

Maria Claudete Schorr Wildner, UNIVATES

Possui Licenciatura em Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2003), especialização em Tecnologias em Educação pela PUC - Rio (2010) e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário UNIVATES (2015). Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES e professora do Colégio Cenecista João Batista de Mello - CNEC Lajeado. Desde 2004 coordena os projetos de Informática e Robótica do Colégio Cenecista João Batista de Mello. Tem experiência em Informática, com ênfase em Tecnologias na Educação.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

JUNQUEIRA, Angela Maria; SCHORR WILDNER, Maria Claudete. METODOLOGIA ATIVA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROBLEMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 4, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1667. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1667. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas