FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Nayane de Oliveira Silva Centro Universitário Integrado.
  • Cristina Guilherme de Almeida Centro Universitário Integrado
  • Débora Raquel Sarmento Lima Centro Universitário Integrado.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i3a2018.1727

Palavras-chave:

Aprendizagem, Contextualização, Ensino, Integração.

Resumo

As feiras de ciências são uma importante ferramenta de integração da escola com a comunidade, pois elas dão oportunidade para os alunos demonstrarem, por meio de projetos próprios, seu conhecimento científico, sua lógica e sua criatividade. O presente trabalho consistiu em avaliar qualitativamente a aceitação dos professores quanto à realização das feiras de ciências como uma estratégia para promover a interdisciplinaridade nas escolas. Para isso, foi organizada uma feira de ciências em um colégio de ensino médio do município de Campo Mourão, Paraná, onde, após a realização da mesma, os professores participantes responderam a um questionário. Os professores expressaram conhecimento considerável sobre esse tipo de evento e sobre a interdisciplinaridade e ressaltaram a sua importância para as disciplinas em que lecionam. Diante dos resultados, ficou evidente que as feiras de ciências constituem uma importante ferramenta para promover a interdisciplinaridade nas escolas, além de integrar as disciplinas, os conteúdos e toda a comunidade escolar, proporcionando aos alunos independência, oportunidade de crescimento pessoal e fuga da rotina escolar, tornando os alunos atuantes no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Nayane de Oliveira Silva, Centro Universitário Integrado.

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Integrado, bolsista integral do PROUNI (Programa Universidade Para Todos).

Cristina Guilherme de Almeida, Centro Universitário Integrado

Doutorado em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrado em Gestão do Território - Ecologia da Paisagem (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduação em Ciências Biológicas (UEPG). Professora da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Núcleo de Apoio Pedagógico Institucional (NAPI). Conhecimento e atuação nos temas: Botânica, Ecologia de Paisagens, Ecologia de Vegetação Ripária, Fragmentação Florestal, Qualidade e Tecnologia em Sementes. Experiências profissionais anteriores: Professora Colaboradora - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Qualidade e Tecnologia em Sementes - Analista de Sementes/Supervisora de Controle de Qualidade da Empresa Agristar do Brasil Ltda.

Débora Raquel Sarmento Lima, Centro Universitário Integrado.

Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2013), bolsista - CAPES. Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2010), bolsista PROUNI. Atualmente é coordenadora da pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Sustentabilidade da Faculdade Integrado de Campo Mourão, onde também atua como professora no curso de Ciências Biológicas-Licenciatura lecionando disciplinas como Prática de Ensino, Política Educacional Brasileira e Legislação do Ensino, Didática e Estágio Curricular Supervisionado, além de lecionar a disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências para o curso de Pedagogia.

Downloads

Publicado

06-11-2018

Como Citar

DE OLIVEIRA SILVA, Nayane; GUILHERME DE ALMEIDA, Cristina; SARMENTO LIMA, Débora Raquel. FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 3, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i3a2018.1727. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1727. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde