UMA ANÁLISE LIBERAL DOS VOUCHERS EDUCACIONAIS

Autores

  • Júlio César da Silva Dantas Secretaria de educação da Paraíba.
  • Diego Santos de Medeiros
  • Marciano Goveia de Araújo
  • Wallison de Melo

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i2a2019.1882

Palavras-chave:

Vouchers, Milton Friedman, Ensino Público

Resumo

Este artigo se debruça sobre a proposta de Vouchers educacionais sob três focos: enquanto tece um (a) rastreio histórico do desenvolvimento dessa proposta, (b) esmiúça seus componentes e, por fim, traz uma (c) crítica liberal, quase em tom de ensaio, sobre essas premissas e a ideia dos vales educacionais. Não se preocupa, no entanto, com análises de experiências; as linhas que se encerram aqui devem ser vistas como um prólogo que cuida de delimitar os conceitos envolvidos na discussão. Produto de uma pesquisa bibliográfica sobre os principais autores – nomeadamente Thomas Paine em The Rights of Man (1945), Stuart Mill em On Liberty (2001) e Milton Friedman em Capitalism and Freendon (1982) e Free to Choose (1980) –, e de carácter exploratório, justifica-se na contribuição para a pluralidade de ideias sobre o financiamento de instituições de ensino e no movimento de trazer propostas e discussões liberais à academia. O trabalho adota uma perspectiva de compreender a evolução da proposição através dos autores supracitados, mas estrutura a proposta, principalmente, com os textos de Milton Friedman; por ser ele que dá as mais importantes contribuições à estruturação da proposição: primeiro em Capitalism and Freendon (1982) e depois, com Rose D. Friedman, em Free to Choose (1980). Conclui-se com a pesquisa que, apesar do produto dos vouchers ser um patente incremento da competividade no mercado educacional com o fim do financiamento direto para escolas, tal proposição não pode ser considerada como liberal por não recusar o financiamento público do ensino e, com efeito, ter o Estado como normatizador dos currículos nacionais, além de, ainda que não mais concorde com a educação compulsória, justificá-la como consequência da premissa dos conhecimentos mínimos dos indivíduos que integram a sociedade.

Biografia do Autor

Júlio César da Silva Dantas, Secretaria de educação da Paraíba.

Licenciado em Física e professor vinculado à secretaria estadual de educação da Paraíba.

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Publicado

30-08-2019

Como Citar

SILVA DANTAS, Júlio César da; MEDEIROS, Diego Santos de; ARAÚJO, Marciano Goveia de; MELO, Wallison de. UMA ANÁLISE LIBERAL DOS VOUCHERS EDUCACIONAIS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i2a2019.1882. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1882. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais