O EXERCÍCIO DA PARENTALIDADE SOB O OLHAR DA TERAPIA DO ESQUEMA E OUTRAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS

Autores

  • Grazieli Freitas Bordman Universidade da Região de Joinville
  • Guilherme Costa Universidade da Região de Joinville
  • Luisa Kraus Mendes Universidade da Região de Joinville
  • Rutielle Katiane de Paula Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Vanessa Cristina Ehrlich Universidade da Região de Joinville
  • Maikon de Sousa Michels Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i3a2019.2113

Palavras-chave:

Terapia do Esquema, Teoria do Apego, Etnoparentalidade.

Resumo

Esse artigo teve como objetivo principal compreender, a partir do entrelaçamento de algumas teorias, tais como Terapia do Esquema, Teoria do Apego e o estudo de etnoteorias parentais, o exercício da parentalidade - de que maneira tais compreensões teóricas podem auxiliar o exercício do papel parental para o desenvolvimento saudável da criança. Para tanto, foram entrevistados seis pais, a partir de um roteiro semi-estruturado. Os resultados indicaram a relação entre o exercício parental e a estruturação da personalidade da criança, de forma que a Terapia do Esquema pode auxiliar ao identificar ambientes que não suprem suas necessidades da criança e auxiliar as figuras parentais nesse empreendimento. Sugerimos que novos estudos utilizem a observação na metodologia.

Biografia do Autor

Grazieli Freitas Bordman, Universidade da Região de Joinville

Acadêmica da quinta série do curso de Psicologia da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Guilherme Costa, Universidade da Região de Joinville

Acadêmico da quinta série do curso de Psicologia da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Luisa Kraus Mendes, Universidade da Região de Joinville

Acadêmica da quinta série do curso de Psicologia da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Rutielle Katiane de Paula, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Acadêmica da quinta série do curso de Psicologia da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Vanessa Cristina Ehrlich, Universidade da Região de Joinville

Acadêmica da quinta série do curso de Psicologia da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Maikon de Sousa Michels, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Professor do curso de Psicologia da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Possui Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville; Graduação em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino (ACE); Especialização em Neuropsicologia pelo Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC) e pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP 12); Especialização em Psicoterapias Cognitivas pelo Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (Psicologia clínica pelo Conselho Regional de Psicologia)

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

BORDMAN, Grazieli Freitas; COSTA, Guilherme; MENDES, Luisa Kraus; DE PAULA, Rutielle Katiane; EHRLICH, Vanessa Cristina; MICHELS, Maikon de Sousa. O EXERCÍCIO DA PARENTALIDADE SOB O OLHAR DA TERAPIA DO ESQUEMA E OUTRAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 3, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i3a2019.2113. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2113. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde