O EXTRATIVISMO COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO A PARTIR DAS COMUNIDADES COLETORAS DE CASTANHA-DO-BRASIL EM TEFÉ, AM

Autores

  • Lindomar De Jesus de Sousa Silva Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Gilmar Antonio Meneghetti Embrapa
  • José Olenilson Costa Pinheiro Embrapa
  • Endrio Morais dos Santos
  • Daiana Matos Parintins Universidade Nilton Lins

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i2a2019.2271

Palavras-chave:

castanha-do-brasil, extrativismo, desenvolvimento, comunidades

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar os fatores socioeconômicos que contribuem para a manutenção da situação de pobreza das comunidades extrativistas e do papel dos atravessadores e comerciantes nesse processo. Foi desenvolvida em quatro comunidades extrativistas de castanha-do-brasil, no município de Tefé, AM: Caiambé, Santo Isidoro, Justiça e Marajó. A metodologia utilizada faz uma abordagem qualitativa e quantitativa do problema e busca estabelecer comparações, relações causais e inferir resultados, a partir de uma amostra estatística de 20% dos extrativistas das comunidades, num total de 31 pessoas. A investigação pode ser classificada também como exploratória, já que há poucos conhecimentos acumulados sobre essa abordagem e foi precedida de um levantamento bibliográfico, com posterior realização de entrevista semiestruturada. A pesquisa mostrou que a coleta de castanha-do-brasil pode ser um elemento que contribui para o rompimento do ciclo da pobreza e desenvolvimento nas comunidades. Para isso é preciso uma nova organização social das comunidades, capaz de se apropriar da riqueza, que é a castanha, agregando valor, mudando a forma atual de comercialização, aumentando a renda das famílias, contribuindo para a permanência dos jovens nas comunidades.

Biografia do Autor

Lindomar De Jesus de Sousa Silva, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

, D.Sc. em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Manaus, AM

Gilmar Antonio Meneghetti, Embrapa

Agronomo Mestre

José Olenilson Costa Pinheiro, Embrapa

Economista, mestre

Endrio Morais dos Santos

Aluno da Universidade Federal do Amazonas e Bolsista de Iniciação Científica, Paic/Fapeam/Embrapa Amazônia Ocidental, Manaus, AM.

Daiana Matos Parintins, Universidade Nilton Lins

Bolsista de Iniciação Científica, Paic/Fapeam/Embrapa Amazônia Ocidental, Manaus, AM.

Downloads

Publicado

30-08-2019

Como Citar

DE SOUSA SILVA, Lindomar De Jesus; MENEGHETTI, Gilmar Antonio; PINHEIRO, José Olenilson Costa; DOS SANTOS, Endrio Morais; PARINTINS, Daiana Matos. O EXTRATIVISMO COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO A PARTIR DAS COMUNIDADES COLETORAS DE CASTANHA-DO-BRASIL EM TEFÉ, AM. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i2a2019.2271. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2271. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais