O QUE PODE A EDUCAÇÃO? DIÁRIO DE UM GRUPO

Autores

  • Adriana Pretto
  • Afonso W. Roveda
  • Beatriz Hauenstein
  • Fabiane Olegário
  • Jilvane Schimtt Gölh
  • Maria da Glória Munhoz Roos
  • Natalia Devitte
  • Raquel Arenhardt
  • Tania Micheline Miorando

Palavras-chave:

Problematização. Filosofia da diferença. Fissuras.

Resumo

O relato trata de experiências vividas pelos integrantes do grupo de estudos da Univates, intitulado “O que pode a educação?”. O grupo é constituído por alunos egressos do curso de Pedagogia e Letras e acadêmicos dos cursos de licenciaturas e de Psicologia da Univates, estando vinculado ao curso de Pedagogia como atividade de extensão. A intenção do grupo consiste em problematizar a forma homogênea e dominante de pensar a educação, enquanto teoria e prática, a partir da perspectiva da filosofia da diferença, tentando compor espaços de crítica, de resistência e de fissuras dos territórios aprisionadores produzidos pela Modernidade. Além dos estudos teóricos, buscam-se outras maneiras para pensar a educação, tais como literatura, poesia e música. Na esteira de Foucault, colocamos em jogo a seguinte questão: de que modo nos constituímos como sujeitos? Neste sentido, cabe suspeitar das práticas discursivas que circulam em nosso tempo, arriscando, portanto a pensar nos seus efeitos.

Downloads

Publicado

10-07-2012

Como Citar

PRETTO, Adriana; ROVEDA, Afonso W.; HAUENSTEIN, Beatriz; OLEGÁRIO, Fabiane; GÖLH, Jilvane Schimtt; ROOS, Maria da Glória Munhoz; DEVITTE, Natalia; ARENHARDT, Raquel; MIORANDO, Tania Micheline. O QUE PODE A EDUCAÇÃO? DIÁRIO DE UM GRUPO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 4, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/236. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais