APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Autores

  • Francine Maria Sauter Gutjahr Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Maria Claudete Schorr UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i4a2020.2405

Palavras-chave:

Educação Profissional, Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Projetos.

Resumo

Perante aos inúmeros desafios encontrados pelos professores no ensino profissionalizante, para manter o interesse do aluno pelo curso, novas técnicas e metodologias de ensino e aprendizagem estão sendo utilizadas nas salas de aula. E é por meio de metodologias que instigam o aluno à pesquisa, desenvolvem o trabalho em grupo e a autonomia que, é possível ter profissionais preocupados com sua função no meio em que vivem. Tais metodologias tem impacto em seu trabalho, modo de agir e reflexão perante as pessoas que dependem de seus serviços. Neste artigo, após a contextualização teórica, é apresentada e discutida a proposta de aplicação da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), na disciplina de Patologia das Edificações do curso Técnico em Edificações. Como resultado da proposta desta aplicação é esperado que o uso dessa metodologia resulte em profissionais capacitados, com conhecimento a respeito de patologias, como evitá-las e como solucioná-las, que estejam familiarizados com o que encontrarão na vida profissional, contribuindo para a formação de profissionais com o perfil que o mercado de trabalho tem buscado.

Biografia do Autor

Francine Maria Sauter Gutjahr, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Arquiteta e Urbanista

Maria Claudete Schorr, UNIVATES

Possui Licenciatura em Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2003), especialização em Tecnologias em Educação pela PUC - Rio (2010) e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário UNIVATES (2015). Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES e professora do Colégio Cenecista João Batista de Mello - CNEC Lajeado. Desde 2004 coordena os projetos de Informática e Robótica do Colégio Cenecista João Batista de Mello. Tem experiência em Informática, com ênfase em Tecnologias na Educação.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

SAUTER GUTJAHR, Francine Maria; SCHORR, Maria Claudete. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 4, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i4a2020.2405. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2405. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas