MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO BASEADO EM COMPETÊNCIAS

Autores

  • Fernanda de Azevedo Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Bernardete Bregolin Cerutti Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i1a2020.2478

Palavras-chave:

Desempenho, Competências, Avaliação, Recursos humanos

Resumo

As organizações modernas adotam instrumentos de avaliação em seus diversos níveis, desde o corporativo até o individual, pois o desempenho no trabalho é resultante não apenas de competências inerentes ao indivíduo, mas também das relações interpessoais, do ambiente e das características da organização. Com base nisso, este artigo busca apresentar um modelo de avaliação de desempenho para uma escola de educação infantil do Vale do Taquari/RS. Para tanto, foram mapeadas, inicialmente, as competências dos cargos, por meio de uma pesquisa que se classifica, quanto à abordagem do problema, como qualitativa, quanto à natureza, aplicada, e quanto aos objetivos, descritiva. A partir do mapeamento das competências dos cargos existentes na referida escola, apresenta-se o modelo de avaliação de desempenho customizado, de maneira que possa auxiliar na gestão de pessoas, gerando sentido e sustentação à competência da organização.

Biografia do Autor

Fernanda de Azevedo, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduanda em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Bernardete Bregolin Cerutti, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduada em Administração de Empresas; Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos; Mestre em Ambiente e Desenvolvimento.

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Publicado

17-04-2020

Como Citar

AZEVEDO, Fernanda de; CERUTTI, Bernardete Bregolin. MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO BASEADO EM COMPETÊNCIAS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i1a2020.2478. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2478. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional