PRÁTICAS AMBIENTAIS NO PODER JUDICIÁRIO: UMA ANÁLISE DA GESTÃO DO FÓRUM NA COMARCA DE JUARA-MT

Autores

  • Luana Maritza de Brito Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat
  • Vivieni Lara Machado Unemat
  • Luciano Aparecido de Oliveira Unemat/ Univates
  • Agilson Poquiviqui Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i1a2020.2502

Palavras-chave:

Práticas Ambientais. Responsabilidade Social. Servidores

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender quais as práticas da gestão ambiental adotadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso aplicadas no Fórum da comarca de Juara-MT. A adoção de práticas ambientais está vinculada à utilização consciente dos recursos disponíveis, visto ser um procedimento de apoio às políticas ambientais. A capacitação e a conscientização dos servidores para a correta utilização e destinação dos resíduos sólidos contribui para a preservação e o monitoramento do meio ambiente. O estudo foi de abordagem qualitativa; para obtenção dos dados realizou-se uma entrevista com a gestora da organização e aplicação de questionário fechado aos servidores. Os resultados da pesquisa indicaram que há a necessidade de maior de conscientização ambiental por parte dos servidores, visto serem agentes ativos no processo.

Biografia do Autor

Luana Maritza de Brito, Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat

Bacharel em administração, pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat

Vivieni Lara Machado, Unemat

Bacharel em administração, Mestre em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola, Especialização em Gestão Empresarial MBA – Fundação Getulio Vargas. Unemat

Luciano Aparecido de Oliveira, Unemat/ Univates

Bacharel em Administração, Mestre em Ambiente e Desenvolvimento, e doutorando pela Univates

Agilson Poquiviqui, Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - PPGS-UFSCar (2019), em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - DINTER. Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos/FEAD (2012). Possui Especialização em MBA Controladoria e Finanças pela Universidade de Cuiabá/UNIC (2005), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Católica Rainha da Paz/FCARP (2011). Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica Rainha da Paz (2004). Professor com dedicação exclusiva, do departamento de Ciências Contábeis, Campus Universitário de Nova Mutum, Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. Atua nos seguintes temas: Liderança, Gestão e Contabilidade Geral, Contabilidade Rural, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Ambiental. Pesquisador do Grupo CNPq Ruralidades, Ambiente e Sociedade (RURAS), UfsCar e Grupo de Pesquisa Urbanidade, Meio Ambiente e Ruralidade (GRUMAR), UNEMAT.

Downloads

Publicado

17-04-2020

Como Citar

BRITO, Luana Maritza de; MACHADO, Vivieni Lara; OLIVEIRA, Luciano Aparecido de; POQUIVIQUI, Agilson. PRÁTICAS AMBIENTAIS NO PODER JUDICIÁRIO: UMA ANÁLISE DA GESTÃO DO FÓRUM NA COMARCA DE JUARA-MT. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i1a2020.2502. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2502. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional