EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS COM ESTUDANTES SOBRE O DESINTERESSE PELAS EXPERIMENTAÇÕES CORPORAIS

Autores

  • Wellington Kupka Claus Universidade do Vale do Taquari
  • Leandro Oliveira Rocha Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2612

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Ensino Médio, Pesquisa qualitativa.

Resumo

Esta pesquisa, um trabalho de conclusão de curso, discute o desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pelas experimentações corporais nas aulas de Educação Física. O tema e sua delimitação emergem das experiências docentes na disciplina de estágio supervisionado no Ensino Médio, marcadas por tensionamentos com estudantes que se negavam em participar das atividades práticas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola pública estadual, cujas informações foram coletadas por meio de observações de aulas e entrevistas semiestruturadas com cinco participantes: quatro estudantes do 3º ano do Ensino Médio e a professora de Educação Física da turma. Em conclusão, foi identificado que o desinteresse dos estudantes está condicionado ao descompasso entre o que é planejado e desenvolvido nas aulas e as suas expectativas e percepções sobre a Educação Física. Por conseguinte, a pesquisa revela a permanência de uma perspectiva reducionista sobre a função educativa da Educação Física e destaca a importância de pesquisas na escola.

Biografia do Autor

Wellington Kupka Claus, Universidade do Vale do Taquari

Graduado em Educação Física Licenciatura, Universidade do Vale do Taquari.

Leandro Oliveira Rocha, Universidade do Vale do Taquari

Doutor em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Curso de Educação Física da Universidade do Vale do Taquari. Professor de Educação Física da Secretaria Municipal de Teutônia/RS.

Downloads

Publicado

02-08-2020

Como Citar

CLAUS, Wellington Kupka; ROCHA, Leandro Oliveira. EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS COM ESTUDANTES SOBRE O DESINTERESSE PELAS EXPERIMENTAÇÕES CORPORAIS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2612. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2612. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais