INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PRIVADA MATO-GROSSENSE

Autores

  • Isabel Aparecida Teixeira Colégio Millennium
  • Ana Claudia Tasinaffo Alves Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) http://orcid.org/0000-0003-0670-1978
  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2619

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem, Família, Intervenção pedagógica.

Resumo

A influência da família na aprendizagem tem fomentado uma crescente preocupação dada a sua relevância para a educação e o desenvolvimento de estudantes, causando desafios na aprendizagem de crianças. O presente texto é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a influência da família na superação de dificuldades de aprendizagem de crianças de uma escola privada mato-grossense na disciplina de Ciências. Trata-se de um estudo de caso, feito a partir de uma intervenção pedagógica realizada em uma escola privada de Confresa/MT. Essas atividades iniciaram em 2017 e deram continuidade até 2019. Foram muitas as situações observadas, porém, optou-se por relatar no presente texto, três estudantes que participaram da intervenção pedagógica que envolveu a professora, esses estudantes e familiares. Sendo assim, é evidente a importância da participação da família em todas as etapas da vida, contribuindo para o desenvolvimento social e intelectual dos estudantes.

Biografia do Autor

Isabel Aparecida Teixeira, Colégio Millennium

Graduação em Pedagogia. Especialista em Ensino de Ciências pelo IFMT Campus Confresa. Atua na disciplina de Ciências na Educação Básica no Colégio Millennium - Confresa - MT.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências (REAMEC); Mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras Pólo UFMT. Possui Graduação em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e Graduação em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Foi orientadora do programa Residência Pedagógica/Capes para os cursos de Licenciatura em Biologia, Ciências da Natureza - Química e Física, no núcleo IFMT - Campus Confresa. Atualmente é professora e Diretora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa. Tem experiência docente na área de Química Ensino Médio, Ensino Médio Técnico, Físico- Química e Química Geral no Ensino Superior. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa).

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa)

Downloads

Publicado

02-08-2020

Como Citar

TEIXEIRA, Isabel Aparecida; TASINAFFO ALVES, Ana Claudia; LEÃO, Marcelo Franco. INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PRIVADA MATO-GROSSENSE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2619. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2619. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais