A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES

Autores

  • Daniela Luisa Scheibel Universidade do Vale do Taquari
  • Maria Claudete Schorr Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i4a2020.2761

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Educação Profissional. Ensino.

Resumo

As metodologias ativas são técnicas inovadoras, que contribuem de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem, as mesmas estão sendo bastante discutidas e implementadas nos planos de aula. São propostas educacionais que desenvolvem o processo de aprender, estratégias que trazem benefícios, tanto para os professores quanto para os alunos. Estes métodos fazem com que os alunos tenham uma postura ativa frente ao seu aprendizado, enquanto os docentes assumem o papel de orientador e mediador. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo, verificar se as metodologias ativas estão sendo executadas nos dezessete cursos, oferecidos pela Educação Profissional da Universidade do Vale do Taquari - Univates, através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. O levantamento de dados foi processado por meio de dois questionários elaborados no Google Forms, sendo um para professores e um para alunos. A pesquisa foi realizada com 41 professores e 197 alunos. Com as informações, foi possível identificar que a utilização das metodologias ativas, que tem por finalidade, contribuir com o ensino e aprendizagem, são fundamentais para acompanhar a nova geração de alunos e que, já estão sendo adotadas por parte de alguns professores, mas que o aprimoramento destas estratégias não deve cessar, a busca pela qualificação deve ser constante.

Biografia do Autor

Daniela Luisa Scheibel, Universidade do Vale do Taquari

Professora dos Cursos Técnicos

Maria Claudete Schorr, Universidade do Vale do Taquari

Possui Licenciatura em Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2003), especialização em Tecnologias em Educação pela PUC - Rio (2010) e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário UNIVATES (2015). Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES e professora do Colégio Cenecista João Batista de Mello - CNEC Lajeado. Desde 2004 coordena os projetos de Informática e Robótica do Colégio Cenecista João Batista de Mello. Tem experiência em Informática, com ênfase em Tecnologias na Educação.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

SCHEIBEL, Daniela Luisa; SCHORR, Maria Claudete. A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 4, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i4a2020.2761. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2761. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas