PADRONIZAÇÃO DO TESTE COMETA PARA ANÁLISE DE GENOTOXICIDADE COMO ATIVIDADE DE ENSINO PARA GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Karine Scherer Centro Universitário UNIVATES
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Teste Cometa. Genotoxicidade. Lesão no DNA. Atividade experimental.

Resumo

O progresso e o desenvolvimento industrial têm como consequência a exposição do homem a uma variedade de agentes mutagênicos, teratogênicos e carcinogênicos, como pesticidas, aditivos alimentares, conservantes e a poluição das águas e do ar. O contato com esses agentes é responsável por causar lesões e alterações no DNA. A Genotoxicidade, setor da Genética responsável por identificar substâncias capazes de induzir a mutação, bem como avaliar quantitativamente o risco mutacional que certos agentes podem causar não só ao homem, mas também para plantas e animais, atualmente tem sido muito pesquisada. O Teste Cometa é uma técnica simples, rápida e de baixo custo para detectar e avaliar lesões pré-mutagênicas, além de auxiliar em estudos sobre biomonitoramento ambiental, genética toxicológica, radiação biológica, processos de reparo de DNA e ecotoxicologia genética. O objetivo deste estudo foi padronizar o Teste Cometa para realização de análises e pesquisas de genotoxicidade. O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Biologia Molecular do Centro Universitário UNIVATES. Como resultado foi implantada a técnica, objetivo do trabalho, com a observação de núcleos de leucócitos, provenientes de sangue humano. A técnica mostrou-se adequada para a análise proposta, possibilitando a sua utilização como roteiro de aulas práticas em cursos de graduação relacionados à área da saúde.

Biografia do Autor

Karine Scherer, Centro Universitário UNIVATES

Bióloga, Ciências Biológicas, Centro Universitário UNIVATES.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Centro Universitário UNIVATES

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE e PPGEnsino.

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Publicado

16-09-2013

Como Citar

SCHERER, Karine; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. PADRONIZAÇÃO DO TESTE COMETA PARA ANÁLISE DE GENOTOXICIDADE COMO ATIVIDADE DE ENSINO PARA GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, RS, v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/280. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde