ANÁLISE DE ACIDEZ TITULÁVEL, VERIFICAÇÃO DA PRESENÇA DE AMIDO E QUANTIFICAÇÃO DE FOSFATOS EM LINGUIÇAS COLONIAIS COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE LAJEADO – RS

Autores

  • Ani Caroline Weber Universidade do Vale do Taquari
  • Bruna Costa Universidade do Vale do Taquari
  • Jane Herber

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i4a2021.2845

Palavras-chave:

Linguiça colonial, Acidez total, Amido, Fosfatos.

Resumo

A linguiça colonial é o produto cárneo elaborado a partir da carne suína que possui uma ou mais de suas etapas realizadas em propriedades rurais. Por ser um alimento amplamente consumido e altamente suscetível a contaminações microbianas, deve haver um controle de qualidade rigoroso. Dentre os parâmetros que influenciam na qualidade e adequabilidade das linguiças coloniais, estão os teores de acidez, fosfatos e amido. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo determinar a acidez total, verificar a presença de amido e quantificar o teor de fosfatos em amostras de linguiças coloniais comercializadas no município de Lajeado – Rio Grande do Sul. A acidez total e o teor de fosfatos foram determinados por meio de titulação e o teor de amido pelo método qualitativo utilizando-se lugol. Observou-se que todas as amostras possuíam baixa acidez total, o que as torna altamente propícias a contaminações microbiológicas. Não foi identificada presença de amido nas amostras, o que permite dizer que estão de acordo com a legislação, neste quesito. Para os fosfatos, todas as amostras estavam com teores acima do permitido pela regulamentação para o produto (0,5%). A fim de garantir a segurança alimentar conclui-se que há necessidade de um maior controle no que se refere ao teor de fosfato e acidez total no produto analisado, buscando um produto de qualidade para o consumo.

Downloads

Publicado

25-03-2022

Como Citar

WEBER, Ani Caroline; COSTA, Bruna; HERBER, Jane. ANÁLISE DE ACIDEZ TITULÁVEL, VERIFICAÇÃO DA PRESENÇA DE AMIDO E QUANTIFICAÇÃO DE FOSFATOS EM LINGUIÇAS COLONIAIS COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE LAJEADO – RS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i4a2021.2845. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2845. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas