CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Autores

  • Patrícia da Rocha Centro Universitário UNIVATES
  • Giselda Veronice Hahn
  • Ioná Carreno

Palavras-chave:

Ensino profissional. Técnico em Enfermagem. Sistema Único de Saúde.

Resumo

Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi conhecer as concepções que docentes de Curso Técnico de Enfermagem têm sobre o Sistema Único de Saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e 11 sujeitos participaram do estudo. Da análise dos dados emergiram três categorias: conhecimento dos docentes sobre o SUS; inserção do SUS no currículo do curso; facilidades e dificuldades em abordar o SUS em sala de aula. A maioria dos professores tem conhecimentos sobre o SUS e o aborda em sala de aula; a inserção do tema no currículo ocorre de forma fragmentada e parte dos docentes citou as diferenças entre a legislação e a realidade como dificuldade para o discente compreender o SUS.

Downloads

Publicado

06-02-2013

Como Citar

ROCHA, Patrícia da; HAHN, Giselda Veronice; CARRENO, Ioná. CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 1, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/29. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde