SAÚDE INDÍGENA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELAÇÕES DE RESPEITO ÀS ESPECIFIDADES CULTURAIS DOS INDÍGENAS KAINGANG NO CAMPO DA SAÚDE

Autores

  • Bruna Fonseca Assmann Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Luís Fernando da Silva Laroque Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Magna Lima Magalhães Universidade Feevale - Nova Hamburgo

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i3a2021.3003

Palavras-chave:

Políticas públicas de saúde indígena, Pandemia Covid-19, Kaingang, Terra indígena Foxá, Saúde indígena

Resumo

O presente artigo aborda a temática da saúde indígena, buscando trazer a luz o modo como são, e foram, acessados os direitos relativos à saúde, durante o período pandêmico de Covid-19, selecionando como estudo de caso uma terra indígena em contexto urbano no Vale do Taquari/RS. A metodologia empregada foi qualitativa, de carácter descritivo, utilizando-se da revisão bibliográfica construída a partir de fontes documentais e orais sobre e com os Kaingang. Recorreu-se ainda o uso de diários de campo do acervo de Projeto de Pesquisa e Extensão da Univates. Os principais resultados evidenciaram que, apesar da legislação brasileira garantir aos Kaingang e outros povos indígenas o atendimento diferenciado, com respeito à diversidade cultural, o acolhimento às demandas dos indígenas é pouco efetivo, uma vez que os profissionais de saúde tendem a não compreender a perspectiva indígena na relação saúde-doença, situação ainda mais complexa em tempos de pandemia. A conclusão reitera que políticas públicas de saúde não contemplam adequadamente os aspectos cosmológicos dos povos indígenas brasileiros, que são múltiplos, distanciando ambas as culturas.

Biografia do Autor

Bruna Fonseca Assmann, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduada em História pela Univates. Voluntária nos Projeto de Pesquisa "Identidades étnicas e desdobramentos sociambientais e áreas de bacias hidrográficas" e Projeto de Extensão "História e Cultura Kaingang"

Luís Fernando da Silva Laroque, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutor em História. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e do Curso de História da Univates.

Magna Lima Magalhães, Universidade Feevale - Nova Hamburgo

Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, professora da Universidade Feevale, no PPG em Processos e Manifestações Culturais e do Curso de História.

Downloads

Publicado

22-11-2021

Como Citar

ASSMANN, Bruna Fonseca; LAROQUE, Luís Fernando da Silva; MAGALHÃES, Magna Lima. SAÚDE INDÍGENA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELAÇÕES DE RESPEITO ÀS ESPECIFIDADES CULTURAIS DOS INDÍGENAS KAINGANG NO CAMPO DA SAÚDE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 3, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i3a2021.3003. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3003. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde