FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i4a2021.3016

Palavras-chave:

Ciência, Feira de Ciências, Interdisciplinaridade, Ensino e aprendizagem

Resumo

As Feiras de Ciências são atividades didáticas multidisciplinares, realizadas com vista à integração da escola na comunidade e no incentivo à busca de novos conhecimentos. Pelo encargo dos alunos em exporem e apresentarem em público os resultados das suas pesquisas, as Feiras incentivam a melhoria da cognição, a expressão e a postura corporal. Dessarte, realizou-se um estudo descritivo apoiado a observação e questionários aplicados a 4 professores e 6 alunos expositores de 6 escolas secundarias, com objetivo de evidenciar a importância da Feira de Ciências como estratégia de ensino-aprendizagem para promoção da interdisciplinaridade, desenvolvimento da motivação e dedicação dos alunos na área de Ciências Naturais. Os resultados mostram que as Feiras de Ciências são importantes no desenvolvimento da capacidade de realizar uma investigação científica, através da criação de espaços de divulgação e debates de projetos realizados no contexto de ensino, para além de auxiliar na resolução dos problemas socioambientais e econômicos da sociedade. O aprendizado nas Feiras complementa a aprendizagem nas salas de aula e aumenta a relação entre o professor e aluno; a teoria e prática; a interdisciplinaridade; e a Ciência, Tecnologia e Comunidade. Conclui-se que as Feiras de Ciências são espaços adequados para integração da Escola e a comunidade através da demonstração de projetos multidisciplinares e serviços desenvolvidos na escola e necessários para resolução de problemas socioeconômicos e ambientais locais.

Biografia do Autor

António Gonçalves Fortes, Universidade Rovuma

Doutorando em Geociências, Mestre em Engenharia Geológica, Graduado em Ensino de Física. Docente, Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística

Jaime Samuel Muiambo, Escola Secundária de Munhinga - Sussundenga

Graduado em Ensino de Química com habilitações em Ensino de Biologia. Docente e Diretor Adjunto na Escola secundaria de Munhinga

Downloads

Publicado

25-03-2022

Como Citar

FORTES, António Gonçalves; MUIAMBO, Jaime Samuel. FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i4a2021.3016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3016. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas