VISUALG COMO RECURSO DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE ALGORITMOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i4a2021.3018

Palavras-chave:

Algoritmos, VisuAlg, Simulação, Tecnologias no Ensino, Pensamento Computacional.

Resumo

A tecnologia hoje avançou muito e avança diariamente, por isso temos disponíveis vários recursos digitais que podem ser utilizados no ensino para facilitar a construção de conhecimento pelo estudante. Cursos de ensino superior relacionados à área tecnológica muitas vezes contemplam o conteúdo de Algoritmo, por este ser a base de conhecimento para várias unidades curriculares desses. É comum os estudantes terem dificuldade para aprenderem tal conteúdo por ser necessário desenvolver o raciocínio lógico e Pensamento Computacional. O presente estudo busca analisar a utilização do software VisuAlg, como recurso de simulação na unidade curricular Informática Aplicada no Ensino Médio de um Curso técnico em Eletromecânica, e como este pode contribuir no desenvolvimento do conteúdo de Algoritmo. Trata de uma pesquisa qualitativa descritiva e explicativa, com aproximações de estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizados questionários realizados antes e após uma intervenção pedagógica baseada no uso do software VisuAlg realizada com estudantes do Ensino Médio de um Curso técnico em Eletromecânica, vinculado a um Instituto Federal. Buscando a análise dos dados utilizou-se aproximações com a Análise Textual Discursiva, sendo obtidas duas categorias de análise a partir dos dados obtidos: “Desenvolvimento do Raciocínio Lógico com o software VisuAlg” e “Conhecendo Algoritmos com o software VisuAlg”. A pesquisa aponta que com a utilização do VisuAlg nas aulas, os estudantes mostraram-se mais interessados durante a explicação do conteúdo e participaram mais ativamente das aulas. A aplicação estimulou-os a conseguirem resolver os exercícios propostos, o que proporcionou autonomia nos estudos, ajudou no desenvolvimento do raciocínio lógico e Pensamento Computacional, possibilitando melhor desempenho nas atividades propostas.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Gomes da Costa, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre em Ensino de Ciências Exatas.

Renan Carlos de Amorim, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Bolsista de de Iniciação Científica - CNPq.

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Professora do Programa de Pós graduação Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). Universidade do Vale do Taquari - Univates

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade do Vale do Taquari - Univates

​Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino (PPGEnsino) e Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). Universidade Vale do Taquari - Univates - Lajeado/RS/Brasil.

Downloads

Publicado

25-03-2022

Como Citar

COSTA, Carlos Eduardo Gomes da; AMORIM, Renan Carlos de; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. VISUALG COMO RECURSO DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE ALGORITMOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i4a2021.3018. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3018. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas