SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i4a2021.3036

Palavras-chave:

Educação Matemática, Sequência Didática, Ensino e Aprendizagem, Software Educativo

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma sequência didática aplicada ao conteúdo de estatística descritiva, tendo, como proposta, incluir, em sua estrutura, o ambiente tecnológico para tratamento das informações com a utilização de um programa computacional, especificamente, o software estatístico para análises e ensino de estatística, Sisvar. A aprendizagem é um desafio em todos os ramos do conhecimento, porém, quando o tema é matemática, as dificuldades na formação do indivíduo nessa área aumentam, sendo necessária a utilização de diferentes metodologias de ensino. E a inserção de sequência didática nos processos de ensino e aprendizagem pelos profissionais da educação tem se evidenciado na última década. Observamos que, tendo como recurso pedagógico o manuseio de ferramentas tecnológicas, este trabalho tende a estimular o aguçamento pela necessidade dos professores, em especial, o de matemática, em conhecer e dominar métodos que facilitem o seu dia a dia em sala de aula e que possam impactar na aprendizagem dos discentes.

Biografia do Autor

Adaias Milhomem da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação UNIRG (2006); Especialização em Contabilidade Pública (2015); Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, Universidade Federal do Tocantins (2019); Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins (2020); Atualmente é contador da Fundação Universidade Federal do Tocantins.

Sara Nikayse da Silva Marinho Mota, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA / EDUCANORTE), Universidade Federal do Tocantins (UFT); Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Gurupi (UNIRG); Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Socioculturais e Educacionais (GEPEFAZE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade de Solos e Recursos Hídricos. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perpectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Engenharia Florestal e Matemática EaD. Atua nas áreas: Educação Matemática; Educação e Matemática.

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática e Matemática.

Downloads

Publicado

25-03-2022

Como Citar

SILVA, Adaias Milhomem da; MOTA, Sara Nikayse da Silva Marinho; CARNEIRO, Raylson dos Santos; CARNEIRO, Rogerio dos Santos. SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i4a2021.3036. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3036. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas