COLLABY: UM AMBIENTE COLABORATIVO PARA ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Autores

  • Mouriac Halen Diemer Universidade do Vale do Taquari Univates
  • Tainá Schaeffer Universidade do Vale do Taquari Univates
  • Magda Bercht Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i4a2021.3061

Palavras-chave:

Postura interpessoal, Solicitude, Computação afetiva, aprendizagem colaborativa, Grupos de colaboração, Lógica de programação

Resumo

Este trabalho descreve uma ferramenta de suporte à aprendizagem colaborativa de lógica de programação e ao reconhecimento do estado afetivo solicitude empregado pelos membros dos grupos de colaboração. A solicitude é um dos fatores determinantes para o sucesso da aprendizagem em grupos de colaboração, razão pela qual é importante formar grupos de estudantes com a participação indivíduos dispostos a colaborar e ensinar o que sabem aos demais. Os resultados mostraram que a ferramenta foi exitosa no seu propósito, identificando os alunos solícitos e, assim, subsidiando os docentes com informações que os permitam agir no sentido de mobilizar os estudantes à colaboração, quando for necessário.

Downloads

Publicado

25-03-2022

Como Citar

DIEMER, Mouriac Halen; SCHAEFFER, Tainá; BERCHT, Magda. COLLABY: UM AMBIENTE COLABORATIVO PARA ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i4a2021.3061. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3061. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas