ATIVIDADES EXTENSIONISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Evandro Franzen Univates
  • Maria Claudete Schorr
  • Sheila dos Santos Dresch
  • Kauan Morinel Calheiro

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i4a2022.3282

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Scratch, Educação Básica

Resumo

O presente artigo apresenta dados quantitativos de atividades extensionistas com estudantes da Educação Básica. Estas atividades foram realizadas com o objetivo de desenvolver nos estudantes o Pensamento Computacional por meio de atividades plugadas utilizando o software Scratch. Para conhecer a percepção dos estudantes sobre as atividades desenvolvidas foi aplicado um questionário com seis questões relacionadas à satisfação dos estudantes, à capacidade de representação e resolução de problemas e sobre o ensino dos conceitos do Pensamento Computacional. Os resultados mostram que os participantes reconhecem a importância das práticas desenvolvidas e acreditam que foram capazes de resolver as situações propostas. Além disso, ficou evidenciado que os estudantes apresentam alto grau de satisfação e se sentem estimulados a desenvolver habilidades associadas ao Pensamento Computacional.

Biografia do Autor

Evandro Franzen, Univates

Profissional que atua na área de computação, como professor, lecionando disciplinas nas áreas de banco de dados, engenharia de software e inteligência artificial. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, principalmente nas áreas de Inteligência Artificial, Data Mining, Computação Evolutiva e Informática na Educação. Graduado como Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), mestrado em Computação e doutorado em Informática na Educação, ambos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente, é professor e coordenador de graduação da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES e professor da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Além de atividades vinculas ao segmento acadêmico, possui anos de experiência, atuando como programador, analista de sistemas e coordenador de equipes de desenvolvimento de software, em diversas empresas, de diferentes segmentos.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

FRANZEN, Evandro; SCHORR, Maria Claudete; DRESCH, Sheila dos Santos; CALHEIRO, Kauan Morinel. ATIVIDADES EXTENSIONISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i4a2022.3282. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3282. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas