CRIANÇAS ALTO HABILIDOSAS/SUPERDOTADAS: CARACTERÍSTICAS QUE PODEM SER PERCEBIDAS PELA ENFERMAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR E NAS CONSULTAS

Autores

  • Luany Mendes Moura Centro Universitário de Brasília (CEUB)
  • Gabriela Pereira Lima Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem, do Centro Universitário de Brasília (CEUB).
  • Juliana Bezerra Marrocos Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem, do Centro Universitário de Brasília (CEUB).
  • Maria Eduarda Ferreira Galvão Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem, do Centro Universitário de Brasília (CEUB).
  • Rayanne Emanuele de Andrade Silva Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem, do Centro Universitário de Brasília (CEUB).
  • Renata Werneck de Oliveira Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem, do Centro Universitário de Brasília (CEUB).
  • Julliane Messias Cordeiro Sampaio Doutora em Enfermagem em Saúde Pública; Docente do Centro Universitário de Brasília (CEUB).

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v15i3a2023.3289

Palavras-chave:

Criança superdotada, Desenvolvimento infantil, Educação infantil, Enfermagem, Diagnóstico.

Resumo

O tema das altas habilidades/superdotação e as pessoas que apresentam esse comportamento são há algum tempo objeto de mitos e discussões que fazem do tema um tabu e que inviabilizam essas pessoas. O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura do tipo narrativa, cujo texto tem por objetivo expor as características apresentadas por crianças e adolescentes portadoras de AH/SD que podem ser percebidas pela enfermagem tanto no contexto escolar quanto nas consultas. Define-se ainda o conceito de AH/SD desconstruindo o mito da genialidade e apresenta a importância da atuação da enfermeira e da Educação Especial nesse contexto. Apesar da lacuna existente no processo de reconhecimento de crianças e adolescentes que apresentam AH/SD, é possível concluir que a enfermeira e o enfermeiro têm em sua formação e atribuição profissional, a competência de atuar e identificar alterações no desenvolvimento que necessitem de referenciamento para profissionais habilitados a fim de realizar um diagnóstico precoce e implementação de ações em tempo oportuno.

Downloads

Publicado

06-11-2023

Como Citar

MOURA, Luany Mendes; LIMA, Gabriela Pereira; MARROCOS, Juliana Bezerra; GALVÃO, Maria Eduarda Ferreira; SILVA, Rayanne Emanuele de Andrade; DE OLIVEIRA, Renata Werneck; SAMPAIO, Julliane Messias Cordeiro. CRIANÇAS ALTO HABILIDOSAS/SUPERDOTADAS: CARACTERÍSTICAS QUE PODEM SER PERCEBIDAS PELA ENFERMAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR E NAS CONSULTAS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 15, n. 3, 2023. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v15i3a2023.3289. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3289. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde