PERFIL PROFISSIONAL DO ESTIMULADOR PRECOCE NAS APAE’S DOS VALES DO TAQUARI E RIO PARDO

Autores

  • Janaine Ulsenheimer Centro Universitário UNIVATES
  • Magali Grave

Palavras-chave:

Estimulação Precoce. Profissão. Formação.

Resumo

A aprendizagem de crianças com atraso no desenvolvimento é facilitada pela experiência de um profissional conhecedor das etapas maturativas do desenvolvimento neuropsicomotor infantil. O objetivo desta pesquisa foi verificar a existência do profissional em Estimulação Precoce (EP) nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) estudadas, sua formação acadêmica e específica na área. O estudo classifica-se como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa. Foram enviados 16 questionários por meio eletrônico e um questionário pelo correio para as 17 APAESs existentes nas Regiões dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Os dados coletados foram analisados por meio de tabulação manual e apresentados em forma de quadros, constatando-se que a maioria dessas APAEs possui o setor de EP e que a maioria dos profissionais, independente da formação acadêmica, possuem curso específico na área.

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Publicado

06-02-2013

Como Citar

ULSENHEIMER, Janaine; GRAVE, Magali. PERFIL PROFISSIONAL DO ESTIMULADOR PRECOCE NAS APAE’S DOS VALES DO TAQUARI E RIO PARDO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 1, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/33. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde