DESPERTANDO O GOSTO PELAS CIÊNCIAS EXATAS A PARTIR DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA NO ÂMBITO DO PIBID

Autores

  • Ana Paula Dick Centro Universitário UNIVATES
  • Marceli Brummelhaus Centro Universitário UNIVATES
  • Nara Regina Scheibler Centro Universitário UNIVATES
  • Andréia Spessatto de Maman Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Ensino. Contextualização. Pibid.

Resumo

Integrando atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), as bolsistas do subprojeto de Ciências Exatas desenvolveram atividades com uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma das escolas parceiras do subprojeto, problematizando a temática do leite. O objetivo principal foi explorar conteúdos teóricos da disciplina de Química inerentes ao tema, por meio de uma metodologia significativa e contextualizada, na qual os alunos exercitassem suas opiniões críticas sobre a fraude de adição de ureia no leite, fato ocorrido em algumas das indústrias da região onde a escola está inserida. Acredita-se que, com trabalhos contextualizados como este, os alunos encontram motivação para estudar os conteúdos químicos, tornando a sua aprendizagem ativa e significativa, além de promover seu senso crítico, a fim de que sejam capazes de compreender e intervir na sociedade em que estão inseridos.

Downloads

Publicado

14-12-2013

Como Citar

DICK, Ana Paula; BRUMMELHAUS, Marceli; SCHEIBLER, Nara Regina; SPESSATTO DE MAMAN, Andréia. DESPERTANDO O GOSTO PELAS CIÊNCIAS EXATAS A PARTIR DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA NO ÂMBITO DO PIBID. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 4, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/330. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas