AS CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO APLICADA AO ENSINO DE SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Adriano Inéia Universidade do Vale do Taquari UNIVATES - Graduação em Engenharia Civil. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria. http://orcid.org/0000-0001-6448-1411
  • Ricardo Machado Ellensohn Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PPGPET da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. http://orcid.org/0000-0001-6496-013X
  • Rogério Corrêa Turchetti Possui graduação em Sistemas de Informação (UFN 2001), mestrado em Engenharia de Prod. ênfase em Tec de Informação (UFSM 2006) e doutorando em Informática (UFPR). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: tolerância a falhas, redes de computadores, redes definidas por software e funções virtualizadas de rede. http://orcid.org/0000-0002-5242-5057

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v15i2a2023.3310

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Ensino de engenharia, Sustentabilidade, Aprendizagem Baseada em Projetos.

Resumo

O presente artigo aborda as contribuições e lacunas ainda não respondidas sobre o emprego da Aprendizagem Baseada em Projeto no ensino de sustentabilidade. Esta metodologia ativa é muito utilizada em universidades reconhecidas internacionalmente pois, estimula os estudantes a se tornarem protagonistas de sua própria aprendizagem, através de projetos inovadores. Além de contribuir na construção do conhecimento de forma profunda e profícua por meio da pesquisa e atividades práticas. Através das seguintes considerações: Contribuições das dissertações e teses sobre aprendizagem baseada em projetos e ensino de sustentabilidade; o mapeamento das instituições que se destacam em produções científicas dos temas; e, em quais regiões os investimentos são mais relevantes. Este artigo, tem por finalidade mapear e analisar as dissertações e teses que abordam as temáticas de aprendizagem baseada em projetos e sustentabilidade, bem como fomentar o desenvolvimento de novos estudos na área. Além disso, o plano de fundo deste estudo é contribuir de forma assertiva para um desenvolvimento sustentável e equitativo, conforme preconizado na Agenda 2030 da ONU.

Biografia do Autor

Adriano Inéia, Universidade do Vale do Taquari UNIVATES - Graduação em Engenharia Civil. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2018). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental (PPGeng), com área de concentração em Infraestrutura e Meio Ambiente pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutorando em Educação pela (UPF). Atuo em pesquisas na área de Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Geotecnia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição de solos, sustentabilidade aplicada a remedição de solos, nanotecnologia com ênfase em Nanobiorremediação de solos. Engenheiro de Segurança de Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG). Pos-graduado em (GEM) Gestão, Empreendedorismo e Marketing, e (FIB) Finanças, Investimento e Banking pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS), Especialista (Lato Sensu) em Educação Profissional e Tecnológica, em Gestão da Orientação e Coordenação Educacional, e em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica, com habilitação em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSUL). Atuo como engenheiro civil autônomo e trabalho no SESI/RS na área de educação e tecnologia.

Ricardo Machado Ellensohn, Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PPGPET da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Química Orgânica (Enamino Compostos) pela Universidade de São Paulo - USP (1996) e doutorado em Síntese Orgânica (Organometálicos e Síntese Total) pela Universidade de São Paulo- USP (2000). Pós-Doutoramento em Síntese Quiral (Compostos com atividade biológica) pela UNICAMP (2001). MBA Executivo em Gestão Empresarial (2009) e Licenciatura em Química pelo Programa Especial de Formação de Professores da UFSM (2012). Foi Professor Adjunto e Coordenador de Estágio da Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2009-2010). Coordenador titular dos cursos de Química Industrial e Licenciatura Plena em Química da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Coordenador dos cursos de Pós Graduação Lato sensu em Gestão e Análise Ambiental e Gestão da Qualidade. Atuou como Diretor do Centro de Pesquisa em Ciências Agrárias da mesma universidade (UNOPAR - 2003 - 2010). Tem experiência na área de Desenvolvimento de Fitossanitários e Alimentos. Auditor Ambiental com cadastro de auditor líder no Instituto Ambiental do Paraná - IAP (2008 - 2010). Trabalhou com pesquisa e desenvolvimento de fitossanitários na Milenia Agrociências S/A (2001 - 2004) e como Gerente Industrial da A. M. Goldstein Alimentos do Brasil Ltda (2005 - 2007). Foi professor do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi (2010 - 2013) onde atuou também como Coordenador de Área do projeto PIBID em Química e membro de diversos Colegiados e Comissões (Colegiado de Ensino Pesquisa e Extensão, Comitê Institucional de Pesquisa, Colegiado do curso de Licenciatura em Química, Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Química, Comissão de Avaliação de Estágios Probatórios), ainda atuou com como consultor Ad hoc e membro do Conselho Institucional de Pesquisa do IF Farroupilha. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Caçapava do Sul/RS onde também atuou como Coordenador Acadêmico (2016 - 2020), também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM. Atua ainda como consultor Ad Hoc de diversos periódicos e como avaliador do INEP/MEC para Credenciamento Institucional desde 2018.

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Publicado

25-09-2023

Como Citar

INÉIA, Adriano; ELLENSOHN, Ricardo Machado; TURCHETTI, Rogério Corrêa. AS CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO APLICADA AO ENSINO DE SUSTENTABILIDADE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 15, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v15i2a2023.3310. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3310. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais