BOAS PRÁTICAS RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DURANTE A ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE ALTA VIGILÂNCIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v15i3a2023.3350

Palavras-chave:

Medicamentos de Alta Vigilancia, Segurança do Paciente, Unidade em Terapia Intensiva

Resumo

Objetivo: Identificar e documentar as boas práticas relacionadas à assistência de enfermagem durante a administração de medicamentos de alta vigilância na Unidade de Terapia Intensiva descritas na literatura científica. Metodologia: Revisão Integrativa da literatura para identificar práticas relacionadas à assistência de enfermagem na administração de medicamentos de alta vigilância. Resultados: Benzodiazepínicos, antipsicóticos, hipnóticos, antidepressivos, opioides, glicose 50%, insulina NPH e regular, heparina e varfarina são os medicamentos de alta vigilância mais utilizados na UTI. Para melhorar o uso destes medicamentos, a literatura destaca a importância de barreiras de prevenção, incluindo cuidados comportamentais e ambientais dos profissionais, como dupla checagem, limitação de interrupções, uso de sinalizações coloridas, entre outros. Considerações finais: São consideradas fundamentais medidas eficazes, como comportamento, ambiente, tecnologia, educação continuada e requalificação para profissionais envolvidos, a fim de fornecer capacitação adequada para uma assistência individualizada e segura.

Biografia do Autor

Talita Rosa dos Santos, Universidade Positivo - Hospital Vita Curitiba

Enfermeira Residente em Unidade de Terapia Intensiva; Enfermeira pós graduada em Centro Cirúrgico, CME e Sala de Recuperação Pós anestésica.

Luana Tonin, Universidade Positivo

Enfermeira. Docente da Universidade Positivo (UP). Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba-PR (SMS). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (PPGENF-UFPR).

Adriana Araujo, Hospital Vita Curitiba

Enfermeira Especialista em Unidade de Terapia Intensiva. Chefia da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Vita Curitiba.

Adriano Shimbo, Universidade Positivo

Enfermeiro. Especialista em Terapia Intensiva pela PUC/PR. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor da Universidade Positivo, Coordenador do Programa de Residência em Enfermagem - UP/ Hospital Vita e Instrutor da American Heart Association. Coordenador dos Cursos de Especialização em Urgência e Emergência/ Enfermagem em Terapia Intensiva da Universidade Positivo. Enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Atua principalmente nos seguintes temas: saúde do adulto, enfermagem em terapia intensiva, Urgência e Emergência.

Downloads

Publicado

06-11-2023

Como Citar

ROSA DOS SANTOS, Talita; TONIN, Luana; ARAUJO, Adriana; SHIMBO, Adriano. BOAS PRÁTICAS RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DURANTE A ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE ALTA VIGILÂNCIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 15, n. 3, 2023. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v15i3a2023.3350. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3350. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde