INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO EM AULAS DE QUÍMICA: LEVANTAMENTO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE ACORDO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ATUAL

Autores

  • Nayara Vilela da Silva Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) http://orcid.org/0000-0002-9184-916X
  • Mariane Gomes de Lima Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v15i2a2023.3416

Palavras-chave:

Alunos autistas, Educação inclusiva, Ensino de Química, Metodologias de ensino, Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado pela condição de transtorno do neurodesenvolvimento, o que afeta a comunicação e a interação social devido aos comportamentos repetitivos. Logo, esta pesquisa teve como objetivo identificar e descrever sobre metodologias utilizadas no ensino de Química para alunos com necessidades educacionais especiais, com enfoque no autismo, de acordo com a produção científica nacional de 2006 a 2022. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que teve como base de informações e dados os sites Scielo e Google acadêmico. Ao todo foram identificados sete trabalhos publicados. Por meio dos dados obtidos, percebe-se que a educação inclusiva busca entender, conhecer e desenvolver métodos de ensino para suprir as necessidades de cada aluno, seja autista ou pessoas com outros transtornos ou deficiências. Também foi possível identificar lacunas a serem preenchidas, tais como a falta de formação de profissionais para lidar na prática sobre a educação inclusiva e suprir as necessidades pedagógicas, visando um aprendizado de qualidade e a falta de investimentos nas infraestruturas escolares físicas e pedagógicas. Mesmo assim, a legislação brasileira tem colaborado para que haja a junção dos conceitos e a regulamentação das práticas inclusivas que abrangem, de modo geral, a educação especial, o ensino regular e as instituições de ensino, sendo elas públicas e privadas. Portanto, na busca de metodologias de ensino alternativas para o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais, em especial TEA, a união da família, médico e escola é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem destes alunos.

Biografia do Autor

Nayara Vilela da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química pelo IFMT Campus Confresa.

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Graduado em Licenciatura em Química (UNISC)e em Física (UNEMAT). Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT). Mestre em Ensino (UNIVATES). Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS). Professor do IFMT Campus Confresa-MT. Docente permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn).

Mariane Gomes de Lima, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Piauí (2011). Mestra em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Piauí (2014). Professora do IFMT Campus Confresa-MT. Supervisora PIBID.

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Publicado

25-09-2023

Como Citar

SILVA, Nayara Vilela da; LEÃO, Marcelo Franco; LIMA, Mariane Gomes de. INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO EM AULAS DE QUÍMICA: LEVANTAMENTO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE ACORDO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ATUAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 15, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v15i2a2023.3416. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3416. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais