INCLUSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES E TENDÊNCIAS VOLTADAS À DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v15i2a2023.3427

Palavras-chave:

Ensino de Química, Inclusão, Pessoas com deficiência.

Resumo

Inclusão escolar é um tema relevante e atual, porém ainda há lacunas na formação de professores de Química a essa abordagem. O presente estudo visa analisar a produção científica especializada na área de Ensino de Química para pessoas com deficiência visual. A metodologia utilizada, delimitou-se por análises realizadas em Anais de eventos acadêmico-científicos da área como, as Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química, os Congressos Brasileiros de Química, os Encontros Nacionais de Ensino de Química e os Simpósios Brasileiros de Educação Química. Os dados obtidos possibilitaram observar o gradativo crescimento na pesquisa ao que concerne o Ensino de Química voltada para pessoas com deficiência visual. A investigação possibilitou observações de produção expressiva de estudos bibliográficos e propostas de materiais didáticos relacionados a essa problemática com predominância para deficiência visual. Entretanto, faz-se necessário focalizar esforços e pesquisas para este campo voltados às atividades práticas, visto que, essas contribuições parecem permanecer somente no campo da pesquisa científica. Neste sentido, aponta-se para a necessidade de efetivação de mecanismos e de recursos direcionados às salas de aula para concretização de um processo de inclusão mais eficaz, ou seja, é preciso que os resultados das pesquisas cheguem à sala de aula.

Biografia do Autor

Carlos Gabriel Araújo Bulhões, IFMT

Graduado em Licenciatura plena em Química e Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especializações em Docência no Ensino Superior e Metodologias para o ensino de Química pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestrando em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Licenciatura em Química (UNISC)e em Física (UNEMAT). Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT). Mestre em Ensino (UNIVATES). Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Professor do IFMT Campus Confresa-MT. Docente permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn, IFMT/UNIC).

Elane Chaveiro Soares, UFMT

Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação (UFMT). Graduada em Licenciatura Plena em Química (UFMT). Docente da Graduação nas disciplinas da Área de Ensino de Química, bem como, docente e orientadora no (PPGECN/UFMT).

Downloads

Publicado

25-09-2023

Como Citar

BULHÕES, Carlos Gabriel Araújo; LEÃO, Marcelo Franco; SOARES, Elane Chaveiro. INCLUSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES E TENDÊNCIAS VOLTADAS À DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 15, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v15i2a2023.3427. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3427. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais