ESTUDO ANALÍTICO, NUMÉRICO E EXPERIMENTAL DE UM PROTÓTIPO DE TRELIÇA PLNA

Autores

  • Jaqueline Marcante Instituto Federal de Santa Catarina
  • Marcelo André Toso Instituto Federal de Santa Catarina
  • Carlos Alfredo Gracioli Aita Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v15i4a2023.3476

Palavras-chave:

Treliça, Análise Estrutural, Extensometria

Resumo

A utilização de estruturas metálicas em projetos do cotidiano apresenta inúmeras vantagens, tais como, maior resistência mecânica e menor peso, além de garantir um alto padrão de qualidade em construções. Um exemplo de estrutura metálica que se pode citar são as treliças. Nesse modelo de estrutura os elementos pertencentes ao conjunto estão em um único plano e sua aplicabilidade se dá, principalmente, na construção de coberturas e pontes. Sendo assim, a realização de um dimensionamento adequado, o qual garanta a segurança e a resistência da estrutura, além de respeitar normas vigentes é imprescindível. Este trabalho tem por finalidade projetar e confeccionar um protótipo de treliça plana do tipo Pratt, comparando-se os resultados obtidos através de um ensaio experimental com o modelo analítico do software Ftool®, e o modelo numérico, via software SolidWorks®, obtendo-se as deformações desta estrutura ao ser submetida a esforços normais de tração e compressão, possibilitando determinar as seções onde os esforços atuantes são críticos. A treliça analisada apresentou uma tensão máxima de 3,12 MPa para uma carga máxima de 112 kgf, assim, estando abaixo do limite de escoamento do material utilizado para sua construção (205 MPa). Conclui-se também que os elementos estruturais submetidos a compressão não apresentaram instabilidade estrutural quanto a flambagem.

Biografia do Autor

Jaqueline Marcante, Instituto Federal de Santa Catarina

Acadêmica de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Santa Catarina. Atua na indústria metalmecânica.

Marcelo André Toso, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo (2010), Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Engenharia Mecânica na área de Mecânica dos Sólidos, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Atuou como professor Adjunto na Universidade do Vale do Taquari, Univates, Lajeado / RS (2013 a 2016).

Também atuou como professor Adjunto A na Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2016 a 2017). Atualmente é professor no Instituto Federal de Santa Catarina, campus Xanxerê.

Carlos Alfredo Gracioli Aita, Instituto Federal de Santa Catarina

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Xanxerê, atuando nos cursos de Engenharia Mecânica , Técnico em Mecânica e cursos de Qualificação Profissional . Possui curso Técnico em Mecânica pelo Colégio Industrial de Santa Maria (CTISM/UFSM-2009), Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2015) e Mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA-2017) e atualmente é aluno de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROMEC - UFRGS). Atuou como Técnico em Laboratório/ Área: Mecânica na Universidade Federal do Pampa de 2014 - 2018. Atualmente é Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Xanxerê.Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Projetos de Máquinas e Fabricação Mecânica.

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

MARCANTE, Jaqueline; TOSO, Marcelo André; AITA, Carlos Alfredo Gracioli. ESTUDO ANALÍTICO, NUMÉRICO E EXPERIMENTAL DE UM PROTÓTIPO DE TRELIÇA PLNA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 15, n. 4, 2023. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v15i4a2023.3476. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3476. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas