DISCUTINDO O MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v15i4a2023.3513

Palavras-chave:

Formação docente. Resolução de problemas. Aceleração.

Resumo

A Aprendizagem baseada em problemas (ABP) é um método em que o conhecimento é construído a partir de um problema a ser apresentado, interpretado e enriquecendo saberes para chegar à solução. No âmbito da formação inicial docente, em uma turma de prática de ensino de um curso de licenciatura em física e matemática, foi proposta esta metodologia na discussão do movimento retilíneo uniformemente variado. A partir de um problema sobre a velocidade de decolagem de um avião, os participantes tiveram debates potencializadores de aprendizagem, em que apresentaram indagações quando ao porte e tamanho da pista. Estes fatores foram abordados pelo professor para explicar o movimento a partir da potência do motor da aeronave. Ao solicitar a resolução de um problema para encontrar a velocidade, os discentes usaram as equações do movimento uniformemente variado sem apresentação da teoria, no entanto destacamos a ABP como metodologia que permitiu as discussões ao longo das aulas. Pelo exposto, despertamos para a realização de práticas considerando a ABP como possibilidade metodológica na formação inicial docente, com vistas a interação e motivação.

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

PAULINO, Otávio Floriano; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes. DISCUTINDO O MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 15, n. 4, 2023. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v15i4a2023.3513. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3513. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas