INFLUÊNCIA DAS PROPAGANDAS E MÍDIAS SOCIAIS NA ALIMENTAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Nedir Baldissera da Silva Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Simara Rufatto Conde Faculdade Nossa Senhora de Fátima

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i3a2025.4031

Palavras-chave:

mídias sociais, propaganda, consumo alimentar, comportamento alimentar

Resumo

As propagandas e as mídias sociais têm apresentado influência nas escolhas alimentares de crianças e adolescentes, contribuído para a formação de hábitos alimentares não saudáveis, com destaque ao aumento do consumo de alimentos ultraprocessados. Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a influência das mídias sociais e das propagandas na alimentação de crianças e adolescentes. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados PubMed, Google Acadêmico e SciELO, utilizando descritores como “influência”, “alimentação”, “adolescentes”, “crianças”, “mídias sociais” e “propaganda” e seus correspondentes em inglês. Foram incluídos apenas artigos publicados entre 2019 e 2024 e que estivessem disponíveis gratuitamente na íntegra, resultando na análise de 10 estudos. Os resultados mostraram que o uso excessivo de telas está relacionado à piora da qualidade da alimentação, apresentando maior consumo de bebidas açucaradas e menor ingestão de alimentos in natura. Propagandas de fast foods e ultraprocessados, especialmente as que são associadas a brindes e personagens, foram identificadas como fatores determinantes nas escolhas alimentares inadequadas de crianças. Maior rigidez na regulamentação da publicidade direcionada ao público infantil, quando envolve alimentos ultraprocessados, e a implantação de estratégias de educação alimentar e nutricional, principalmente em ambientes escolares, são medidas fundamentais para reduzir os impactos negativos das propagandas e das mídias sociais e proporcionar uma melhora nos hábitos alimentares de crianças e adolescentes.

Biografia do Autor

Nedir Baldissera da Silva, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Graduanda do Curso de Nutrição. Faculdade Nossa Senhora de Fátima.

Simara Rufatto Conde, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Nutricionista. Mestre em Ciências Biológicas. Docente do Curso de Nutrição da Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Downloads

Publicado

24-10-2025

Como Citar

BALDISSERA DA SILVA, Nedir; RUFATTO CONDE, Simara. INFLUÊNCIA DAS PROPAGANDAS E MÍDIAS SOCIAIS NA ALIMENTAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, RS, v. 17, n. 3, 2025. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v17i3a2025.4031. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/4031. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde