INFLUÊNCIA DAS PROPAGANDAS E MÍDIAS SOCIAIS NA ALIMENTAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i3a2025.4031Palavras-chave:
mídias sociais, propaganda, consumo alimentar, comportamento alimentarResumo
As propagandas e as mídias sociais têm apresentado influência nas escolhas alimentares de crianças e adolescentes, contribuído para a formação de hábitos alimentares não saudáveis, com destaque ao aumento do consumo de alimentos ultraprocessados. Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a influência das mídias sociais e das propagandas na alimentação de crianças e adolescentes. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados PubMed, Google Acadêmico e SciELO, utilizando descritores como “influência”, “alimentação”, “adolescentes”, “crianças”, “mídias sociais” e “propaganda” e seus correspondentes em inglês. Foram incluídos apenas artigos publicados entre 2019 e 2024 e que estivessem disponíveis gratuitamente na íntegra, resultando na análise de 10 estudos. Os resultados mostraram que o uso excessivo de telas está relacionado à piora da qualidade da alimentação, apresentando maior consumo de bebidas açucaradas e menor ingestão de alimentos in natura. Propagandas de fast foods e ultraprocessados, especialmente as que são associadas a brindes e personagens, foram identificadas como fatores determinantes nas escolhas alimentares inadequadas de crianças. Maior rigidez na regulamentação da publicidade direcionada ao público infantil, quando envolve alimentos ultraprocessados, e a implantação de estratégias de educação alimentar e nutricional, principalmente em ambientes escolares, são medidas fundamentais para reduzir os impactos negativos das propagandas e das mídias sociais e proporcionar uma melhora nos hábitos alimentares de crianças e adolescentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nedir Baldissera da Silva, Simara Rufatto Conde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
