COREOGRAFIAS DE ENTRADA E SEUS CRUZAMENTOS

Autores

  • Lisiane Santos UNIVATES
  • Silvane Fensterseifer Isse

Palavras-chave:

Danças de entrada. Tradicionalismo. Cultura gaúcha.

Resumo

Este artigo aborda as coreografias conhecidas como Danças de Entrada, apontando aspectos que nos ajudam a compreender sua presença em eventos tradicionalistas gaúchos. Tecem-se considerações sobre o que são, como surgiram e de que forma foram incluídas nesse contexto. Para o estudo, realizou-se pesquisa bibliográfica em artigos, livros e documentos. Foram realizadas, também, entrevistas e análise de vídeos dos três primeiros lugares na categoria Melhor Entrada do Enart nos anos 2008 a 2012, totalizando 15 vídeos. Foram analisadas a temática, a variedade de técnicas corporais e a utilização de elementos cenográficos. O estudo mostrou que as Danças de Entrada têm hoje seu espaço constituído no contexto do tradicionalismo gaúcho, tendo, hoje, visibilidade e trazendo à tona fatores históricos, levando ao palco épocas, classes sociais, lendas ou figuras da história gaúcha.

Biografia do Autor

Lisiane Santos, UNIVATES

Licenciada em Dança pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Especialista em Pedagogia da Arte pelo Centro universitário Univates; docente da Rede Municipal de Educação de Lajeado.

Silvane Fensterseifer Isse

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano – UFRGS; Docente dos cursos de Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário Univates.

Downloads

Publicado

21-06-2014

Como Citar

SANTOS, Lisiane; ISSE, Silvane Fensterseifer. COREOGRAFIAS DE ENTRADA E SEUS CRUZAMENTOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 6, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/406. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais