DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i1a2025.4061Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Administração Pública, Inovação Organizacional, Cultura OrganizacionalResumo
Este estudo investiga a gestão do conhecimento (GC) na administração pública, com foco nos desafios e oportunidades desse modelo no setor público brasileiro. O problema de pesquisa aborda as dificuldades para sistematizar e preservar o conhecimento organizacional diante de barreiras como rotatividade de servidores e ausência de uma cultura consolidada de inovação. O objetivo é compreender como a GC pode ser aplicada para melhorar serviços públicos. A abordagem metodológica é qualitativa e exploratória, baseada em revisão bibliográfica. São destacados conceitos, modelos teóricos, como o modelo SECI, e ferramentas tecnológicas, como plataformas colaborativas e repositórios de conhecimento. Os resultados mostram que, apesar das tecnologias disponíveis, limitações culturais e estruturais ainda dificultam a implementação eficaz da GC. Superar essas barreiras exige liderança estratégica, políticas colaborativas e uma cultura organizacional que valorize o compartilhamento e a inovação. Conclui-se que a GC é pode fornecer subsídios necessários para promover continuidade, eficiência e inovação na administração pública. Ao integrar práticas modernas e desenvolver soluções colaborativas, a gestão do conhecimento pode se tornar um diferencial estratégico, capaz de atender às demandas da sociedade e fortalecer o setor público.
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