DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i1a2025.4061

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Administração Pública, Inovação Organizacional, Cultura Organizacional

Resumo

Este estudo investiga a gestão do conhecimento (GC) na administração pública, com foco nos desafios e oportunidades desse modelo no setor público brasileiro. O problema de pesquisa aborda as dificuldades para sistematizar e preservar o conhecimento organizacional diante de barreiras como rotatividade de servidores e ausência de uma cultura consolidada de inovação. O objetivo é compreender como a GC pode ser aplicada para melhorar serviços públicos. A abordagem metodológica é qualitativa e exploratória, baseada em revisão bibliográfica. São destacados conceitos, modelos teóricos, como o modelo SECI, e ferramentas tecnológicas, como plataformas colaborativas e repositórios de conhecimento. Os resultados mostram que, apesar das tecnologias disponíveis, limitações culturais e estruturais ainda dificultam a implementação eficaz da GC. Superar essas barreiras exige liderança estratégica, políticas colaborativas e uma cultura organizacional que valorize o compartilhamento e a inovação. Conclui-se que a GC é pode fornecer subsídios necessários para promover continuidade, eficiência e inovação na administração pública. Ao integrar práticas modernas e desenvolver soluções colaborativas, a gestão do conhecimento pode se tornar um diferencial estratégico, capaz de atender às demandas da sociedade e fortalecer o setor público.

Downloads

Publicado

07-05-2025

Como Citar

SOUZA SILVA, Edson; DA SILVA LIVRAMENTO SOUZA, Talita. DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 17, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v17i1a2025.4061. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/4061. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Gestão Organizacional