DIRETORIA DE IMAGEM INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA: UMA COEXISTÊNCIA DE PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Alessandra Cristina Zanetti Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Antonio Gasparetto Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i1a2025.4067

Palavras-chave:

Administração pública, Modelos administrativos, Diretoria de Imagem Institucional.

Resumo

A administração pública é a atividade exercida pelo Estado e se efetiva na gestão dos interesses públicos, seja através da prestação de serviços, seja pela organização interna do governo, ou ainda pela intervenção no campo privado, através de seus órgãos e agentes, caracterizando assim, a função administrativa. Ao longo do tempo, a forma de se administrar a coisa pública tomou diferentes contornos de acordo com a época e suas configurações sociais e políticas. Desse modo, o presente artigo procura identificar a presença dos diferentes modelos de administração pública (Patrimonialista, Burocrática, Gerencial e Societal) na Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora, unidade administrativa responsável pela comunicação e imagem da universidade com seu público interno e externo. Para isso, buscou-se identificar as características principais de cada modelo e seu contexto histórico pela ótica dos principais teóricos do tema e após essa discussão, analisou-se, através de categorias analíticas específicas, quais modelos estão presentes no setor. Como um espelho em menor escala da realidade da administração pública brasileira, percebeu-se que na Diretoria de Imagem os modelos coexistem, ainda que os paradigmas burocrático e gerencial predominem, evidenciando que esses modelos não passaram por um processo estanque de surgimento e decadência, mas sim se amalgamaram ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Antonio Gasparetto Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio de doutoramento na Université Paris IV – Sorbonne. Docente do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da UFJF.

Downloads

Publicado

07-05-2025

Como Citar

ZANETTI, Alessandra Cristina; GASPARETTO JÚNIOR, Antonio. DIRETORIA DE IMAGEM INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA: UMA COEXISTÊNCIA DE PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 17, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v17i1a2025.4067. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/4067. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Gestão Organizacional