DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES EM UM PROJETO DE BUSINESS INTELLIGENCE NO SETOR COMERCIAL DE UMA COOPERATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i1a2025.4089Palavras-chave:
business intelligence, data driven, sistemas de informação estratégico, setor comercial, cooperativaResumo
Este estudo buscou realizar um diagnóstico para identificar as necessidades dos usuários e sugerir proposições para aprimorar as atividades administrativas e de vendas no setor comercial de uma cooperativa voltada à produção e transformação de alimentos, por meio de visualizações gráficas, dashboards, indicadores-chave de desempenho (KPIs) e relatórios gerenciais. Para identificar as necessidades e problemas dos usuários, empregou-se questionários estruturados, os quais foram tabulados e submetidos à análise descritiva. Os resultados apontam que os colaboradores da cooperativa recorrem a controles paralelos, reunindo seus próprios dados e elaborando suas interpretações, enquanto a ferramenta de Business Intelligence é negligenciada por ser lenta, difícil de entender e ineficaz na tomada de decisão. Ainda, notou-se que há uma demanda significativa por uma plataforma mais eficiente e integrada que apoie a tomada de decisões baseada em dados confiáveis. O estudo conclui com proposições destinadas a atender essas necessidades, oferecendo insights para a otimização da gestão de clientes e operações comerciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniel Lima, Luciane Franke, Bernardete Bregolin Cerutti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.