DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES EM UM PROJETO DE BUSINESS INTELLIGENCE NO SETOR COMERCIAL DE UMA COOPERATIVA

Autores

  • Daniel Lima
  • Luciane Franke
  • Bernardete Bregolin Cerutti

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i1a2025.4089

Palavras-chave:

business intelligence, data driven, sistemas de informação estratégico, setor comercial, cooperativa

Resumo

Este estudo buscou realizar um diagnóstico para identificar as necessidades dos usuários e sugerir proposições para aprimorar as atividades administrativas e de vendas no setor comercial de uma cooperativa voltada à produção e transformação de alimentos, por meio de visualizações gráficas, dashboards, indicadores-chave de desempenho (KPIs) e relatórios gerenciais. Para identificar as necessidades e problemas dos usuários, empregou-se questionários estruturados, os quais foram tabulados e submetidos à análise descritiva. Os resultados apontam que os colaboradores da cooperativa recorrem a controles paralelos, reunindo seus próprios dados e elaborando suas interpretações, enquanto a ferramenta de Business Intelligence é negligenciada por ser lenta, difícil de entender e ineficaz na tomada de decisão. Ainda, notou-se que há uma demanda significativa por uma plataforma mais eficiente e integrada que apoie a tomada de decisões baseada em dados confiáveis. O estudo conclui com proposições destinadas a atender essas necessidades, oferecendo insights para a otimização da gestão de clientes e operações comerciais.

Downloads

Publicado

07-05-2025

Como Citar

LIMA, Daniel; FRANKE, Luciane; CERUTTI, Bernardete Bregolin. DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES EM UM PROJETO DE BUSINESS INTELLIGENCE NO SETOR COMERCIAL DE UMA COOPERATIVA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 17, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v17i1a2025.4089. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/4089. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Gestão Organizacional