COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO E TEMPO DE TELA EM ADOLESCENTES: UM ESTUDO DE REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i3a2025.4135Palavras-chave:
Comportamento sedentário, Tempo de Tela, AdolescenteResumo
O comportamento sedentário e o tempo excessivo de telas em adolescentes estão associados a diversos problemas de saúde, enquanto a prática regular de atividades físicas, incluindo exercícios físicos, são essenciais para a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento sedentário relacionado ao tempo de telas em adolescentes a partir de uma revisão da literatura. Foi realizada buscas nas bases de dados Pubmed, SciElo e Google Acadêmico. Os termos de pesquisa utilizados foram baseados na especificidade de cada base de dados e utilizou-se os operadores booleanos OR e AND para combinar os descritores. Os descritores utilizados na pesquisa em português foram “comportamento sedentário” OR “tempo de tela”) e em inglês (“adolescentes AND “comportamento sedentário”); (“comportamento sedentário AND “tempo de tela” AND adolescentes). Os termos buscados em português e inglês foram (“comportamento sedentário” OR “tempo de tela” AND “adolescentes”). No PubMed foram utilizados apenas termos em inglês (“sedentary behavior” OR “screen time” AND (“adolescent” OR “young adult”). Foram encontrados 4.597 artigos no levantamento. Com base nos critérios de inclusão e exclusão, restaram 12 artigos que foram usados nesta investigação. A análise do trabalho indica que existe um aumento do tempo tela e comportamento sedentário apresentado pelos adolescentes. Além da mídia digital não está sendo utilizada como suporte para realização de atividades física. Este estudo concluiu que o excesso de tempo de telas e o sedentarismo em adolescentes são preocupantes, exigindo ações e medidas que busquem promover um estilo de vida mais saudável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eduarda de Lima Silva, Luvanor Santana da Silva, Marcelus Brito de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
