INFLUENCIADORES DE MIGRAÇÃO: QUEM ENSINA COMO EMIGRAR?

Autores

  • Tulio Villafane-Fernandez Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i2a2025.4144

Palavras-chave:

imigração, educação, influenciador digital

Resumo

Este estudo analisa como cinco influenciadores digitais constroem discursos e sentidos sobre a migração para a Espanha no YouTube, tendo como foco os conhecimentos sobre trabalho. A pesquisa examinou vídeos publicamente em canais pessoais, selecionados a partir da busca “como trabalhar na Espanha” na plataforma de vídeo. Foi empregada a análise de conteúdo e análise crítica do discurso, considerando a posição, alcance e responsabilidade dos influenciadores. Os resultados mostram que os canais facilitam a construção de saberes práticos, usando linguagem simples e uma maior liberdade de expressão, mas que podem levar a simplificar processos complexos e generalizar experiências. Os influenciadores validam informações por meio de experiências pessoais, abordando temas como trabalho informal, documentação e moradia, criando uma visão frequentemente idealizada da vida na Espanha e da integração ao mercado laboral. A análise revela que os vídeos têm caráter opinativo, e não se apoiam em dados ou fontes oficiais. Embora ofereçam uma perspectiva alternativa, é preciso cautela para evitar a romantização do processo migratório. O estudo conclui que estes influenciadores preenchem um vazio informacional, mas sua abordagem pode criar expectativas irrealistas.

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Publicado

05-08-2025

Como Citar

VILLAFANE-FERNANDEZ, Tulio. INFLUENCIADORES DE MIGRAÇÃO: QUEM ENSINA COMO EMIGRAR?. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, RS, v. 17, n. 2, 2025. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v17i2a2025.4144. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/4144. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais