INFLUENCIADORES DE MIGRAÇÃO: QUEM ENSINA COMO EMIGRAR?
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i2a2025.4144Palavras-chave:
imigração, educação, influenciador digitalResumo
Este estudo analisa como cinco influenciadores digitais constroem discursos e sentidos sobre a migração para a Espanha no YouTube, tendo como foco os conhecimentos sobre trabalho. A pesquisa examinou vídeos publicamente em canais pessoais, selecionados a partir da busca “como trabalhar na Espanha” na plataforma de vídeo. Foi empregada a análise de conteúdo e análise crítica do discurso, considerando a posição, alcance e responsabilidade dos influenciadores. Os resultados mostram que os canais facilitam a construção de saberes práticos, usando linguagem simples e uma maior liberdade de expressão, mas que podem levar a simplificar processos complexos e generalizar experiências. Os influenciadores validam informações por meio de experiências pessoais, abordando temas como trabalho informal, documentação e moradia, criando uma visão frequentemente idealizada da vida na Espanha e da integração ao mercado laboral. A análise revela que os vídeos têm caráter opinativo, e não se apoiam em dados ou fontes oficiais. Embora ofereçam uma perspectiva alternativa, é preciso cautela para evitar a romantização do processo migratório. O estudo conclui que estes influenciadores preenchem um vazio informacional, mas sua abordagem pode criar expectativas irrealistas.
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