ESTIMULAÇÃO psicomotora E EDUCAÇÃO FÍSICA PARA BEBÊS NA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UM MUNICÍPIO DO VALE DO TAQUARI
Palavras-chave:
Educação Física. Estimulação psicomotora. Bebês.Resumo
Entende-se por Estimulação Psicomotora (EP) um conjunto de ações voltadas à estimulação global de crianças de tenra idade, considerando os aspectos afetivo, cognitivo, de linguagem e motor. Este estudo investigou, por meio de questionário semiestruturado, a percepção de professores e atendentes de berçário e de professores de Educação Física (EF) sobre a importância da EP e das aulas de EF oferecidas a bebês e o conhecimento desses profissionais com relação às etapas psicomotoras de crianças entre quatro e 18 meses de idade. Do ponto de vista metodológico, este estudo caracteriza-se como pesquisa de campo, exploratória descritiva, de caráter quantitativo e qualitativo, sendo a amostra composta por 42 profissionais que atuam em berçários de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de um município de médio porte do Vale do Taquari. O estudo permite inferir que, tanto os professores e atendentes de berçários quanto o professor de Educação Física, apesar de estimularem os bebês durante as rotinas das EMEIs, desconhecem atividades específicas que podem ser realizadas com bebês para aquisição de habilidades cognitivas, motoras, afetivas e de linguagem.Downloads
Publicado
28-09-2014
Como Citar
RITTER, Aline Stefani; GRAVE, Magali Teresinha Quevedo. ESTIMULAÇÃO psicomotora E EDUCAÇÃO FÍSICA PARA BEBÊS NA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UM MUNICÍPIO DO VALE DO TAQUARI. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, RS, v. 6, n. 3, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/417. Acesso em: 5 dez. 2025.
Edição
Seção
Ciências Biológicas e da Saúde
