INTERAÇÃO ENTRE ESTROGÊNIO E FATORES AMBIENTAIS NA PATOGÊNESE DO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Larissa Lacerda Lodonio Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte/IDOMED
  • Estefani Gonçalves de Almeida Grangeiro Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte FMJ/IDOMED https://orcid.org/0000-0002-8163-7016
  • Valéria Sampaio Freire Alencar Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte FMJ/IDOMED
  • Eva Cristina Lopes Vieira Torres Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte FMJ/IDOMED
  • Jackeline Lima Vidal Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte FMJ/IDOMED
  • Camila Bezerra Nobre Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte FMJ/IDOMED
  • Fernando Gomes Figueredo Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte FMJ/IDOMED https://orcid.org/0000-0003-0160-8686

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i3a2025.4195

Palavras-chave:

lúpus eritematoso sistêmico, estrogênio, mulher, imunologia

Resumo

Introdução: O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune, multifatorial, crônica, inflamatória e sistêmica que atinge principalmente mulheres no período do menacme. Portanto, o estrogênio, hormônio predominante na idade fértil da mulher, tem efeitos importantes na fisiopatologia dessa doença. Objetivo: Relacionar o papel da interação entre fatores hormonais e ambientais na patogênese do Lúpus Eritematoso Sistêmico. Metodologia: Estudo de revisão integrativa da literatura onde foram utilizadas as bases: LILACS e MEDLINE. Foram utilizados os descritores: “Lúpus Eritematoso Sistêmico” AND “Estrogênio”. Os critérios de inclusão foram: dados primários publicados nos anos de 2020 a 2025, disponíveis na íntegra de forma gratuita. Foram excluídos artigos secundários, incompletos e que não abordassem diretamente a temática. Assim, foram selecionados 10 trabalhos que contemplavam os objetivos. Resultados: A atuação do estrogênio se dá a partir dos receptores de estrogênio nucleares ERα e/ou ERβ, que atuam predominantemente na transcrição. Essa atuação faz com que haja uma modificação das barreiras de imunidade, contribuindo para uma resposta mais intensa dos anticorpos, levando a uma propensão a autoimunidade, pela diminuição das células TCD4+. Ademais, os fatores de transição RORγt, que são regulados pela via mTOR e AhR, aumentam a expressão de células Th17, aumentando a liberação de IL17, que atua na resposta inflamatória de doenças autoimunes. Conclusão: Um dos principais entraves no tratamento do LES é a falta de previsibilidade da doença, causando um atraso no diagnóstico definitivo e tratamento oportuno.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Como Citar

LACERDA LODONIO, Larissa; GONÇALVES DE ALMEIDA GRANGEIRO, Estefani; SAMPAIO FREIRE ALENCAR, Valéria; LOPES VIEIRA TORRES, Eva Cristina; LIMA VIDAL, Jackeline; BEZERRA NOBRE, Camila; GOMES FIGUEREDO, Fernando. INTERAÇÃO ENTRE ESTROGÊNIO E FATORES AMBIENTAIS NA PATOGÊNESE DO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, RS, v. 17, n. 3, 2025. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v17i3a2025.4195. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/4195. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde